A brasileira Marcopolo dá um importante passo em direção ao futuro da mobilidade mais limpa ao fazer parte do projeto de desenvolvimento de um ônibus rodoviário movido a células de combustível de hidrogênio. O ônibus está sendo desenvolvido em parceria com a Sinosenergy, Feichi Bus e Allenbus. O projeto está em fase de homologação e será apresentado na IAA 2022, um dos maiores eventos internacionais de veículos comerciais, que será realizado em Hanover, de 19 a 25 de setembro. 

Marcopolo na China 

A Marcopolo desenvolveu a carroceria do ônibus, do modelo Audace 1050, produzida em sua unidade na China. A Sinosynergy, fornece a parte central da tecnologia de células de combustível, incluindo as membranas e o acionamento Fuel Cell, e a Feichi Bus/Allenbus, fornece o chassi de célula de combustível do ônibus. As empresas já produziram dois veículos protótipos. Um será exposto na IAA 2022 e o outro está na China onde vem sendo submetido a testes para homologação.

Dados técnicos

O Audace movido a Hidrogênio tem PBT de 19 mil kg, capacidade para transportar 53 passageiros e autonomia de até 600 quilômetros. O modelo apresentado tem 12.000 mm de comprimento total, mas o modelo será oferecido nas opções de comprimento total de 11.900 mm a 12.600 mm, largura de 2.480 mm e distância entre eixos de 6.100 mm a 6650 mm. Possui motor Danfos, síncrono de ímã permanente, com potência nominal de 143 kw (pico de 235 kw) e torque nominal/pico de 495/720 Nm, duas baterias Fuel Cell Sinosynergy G80-001, de 160 kw, quatro tanques de Hidrogênio do tipo 4, de 700 bar, e sistema de refrigeração a água, com quatro packs de bateria de armazenamento CATL, LiFeO (Lítio Ferro).

É equipado ainda com transmissão Editron AMT de 4 velocidades, eixo dianteiro independente ZF RL82EC, eixo traseiro motriz ZF AV133, caixa hidráulica ZF THP90, sistema de suspensão pneumática Knorr e freios Knorr (com EBS, ESP, AEB, LDWS).

O Audace desenvolvido pela parceira das empresas também será produzido com opção de powertrain elétrico puro, com baterias de energia: CATL, LiFeO, (Lítio Ferro) de 423 kWh, com 12 Packs e autonomia de até 400 quilômetros em condições urbanas. 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).