A indústria brasileira de implementos rodoviários marcou presença no IAA Transportation, na Alemanha, com a participação de 18 empresas associadas à ANFIR, entidade que representa os fabricantes do setor. O grupo teve como objetivo principal destacar, na maior feira de veículos comerciais do mundo, o avanço significativo do Brasil no desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas..
Segundo José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR, a presença no IAA não é apenas uma oportunidade de prospectar negócios, mas também de focar em mercados emergentes. O executivo destacou o interesse em regiões como a sul-africana e a sul-americana. Por outro lado, a entrada no mercado europeu depende de inúmeras homologações. “A Europa é um mercado muito bem atendido, mas estamos satisfeitos em participar e continuar crescendo. Na última edição, viemos com menos empresas”, afirmou.
Contatos com fornecedores globais
Além de ampliar a presença brasileira no evento, a participação no IAA serve também para estabelecer contatos com fornecedores globais. Ele lista a ZF, Wabco e Knorr Bremse, que também apresentam suas inovações no evento. “Nós, como fabricantes, queremos conhecer essas novidades”, garantiu Spricigo.
Outro ponto importante em participar do IAA, segundo Spricigo, é a presença de grandes transportadores brasileiros, convidados por montadoras. “Eles nos visitam na Alemanha, e muitos negócios são fechados para o mercado brasileiro”, afirmou.
A diferença entre os implementos produzidos no Brasil e na Europa também foi tema de sua fala. Ele destacou que as disparidades diminuiram em relação ao passado. Hoje, uma das principais diferenças é o uso do alumínio na Europa, enquanto no Brasil o aço ainda predomina.
Pneu single
Além disso, Spricigo lembrou que a cultura de uso de pneu single não é comum no Brasil como na Europa. Lembrou que aqui no País os implementos se assemelham mais aos do mercado norte-americano, ainda que os caminhões sejam de origem da Europa.
A iniciativa da ANFIR de levar empresas à Alemanha conta com a parceria da ApexBrasil e da MoveBrazil. Na edição de 2022, a participação de fabricantes brasileiros foi menor. Por fim, Spricigo reforça que o convite para participar do grupo no IAA é estendido a todos os associados da ANFIR, e a adesão é voluntária para cada um