A ideia aqui é reunir em um único artigo as atualizações de informações sobre caminhões elétricos e a gás, com galeria de fotos e notas que resumem a informação. O artigo não conseguirá esgotar o assunto, muito amplo, mas agrupar o máximo de informações possíveis, preferencialmente, as de interesse do Brasil. 

Supergasbras

Supergasbras
VW e-Delivery para transporte de GLP

Supergasbras, conhecida pela distribuição de GLP e, futuramente, também por biometano, colocará nas ruas seu primeiro caminhão elétrico VW e-Delivery para transportar Gás liquefeito de Petróleo (GLP) a granel. O GLP não é um combustível limpo e nem faz parte da economia circular, mas é uma fonte de energia menos poluente do que o diesel e outros combustíveis fósseis, mesmo sendo um combustível também de origem fóssil. Com o novo caminhão elétrico, ela reduz o impacto ambiental intrínseco à atividade de transporte e produção de energia.

Segundo Júlio Cardoso, presidente da Supergasbras, esse movimento reforça a estratégia da companhia no âmbito da transição energética. “Estamos em busca permanente de novas soluções e tecnologias que agreguem benefícios para a sociedade, meio ambiente e nossa empresa. Por isso, é muito gratificante termos feito essa parceria e apresentarmos para o mercado um novo conceito de transporte sustentável de GLP”, comemora.

Com uma autonomia de até 250 km com 6 packs de bateria, inicialmente a previsão é que o veículo circule no Rio de Janeiro, tendo como ponto de partida o maior parque engarrafador da Supergasbras, localizado em Duque de Caxias.

“Faz parte dos planos da companhia expandir a nossa frota elétrica, mas, por se tratar de um projeto piloto, vamos testar com esse veículo para depois prosseguirmos com outros e ampliarmos as rotas”, pondera Júlio.

Visando a sustentabilidade e com foco no pioneirismo, as empresas se uniram para desenvolver o projeto do primeiro caminhão elétrico do mundo a transportar GLP a granel, com capacidade de 9 m3 de volume. 

Segundo Adolfo Luis Vicentim, diretor da Juntu Rental, a empresa avançou com o processo e especificações para novas soluções de modais energéticos de seus caminhões para transportes de cargas críticas fracionadas. “Com a busca, apresentamos ao mercado a locação do primeiro caminhão de GLP a granel 100% elétrico”, completa.

O VW e-Delivery traz soluções inteligentes para aumentar a eficiência e segurança do trem de força, como a suspensão a ar e sistemas de gerenciamento de energia e temperatura das baterias.

Coca-Cola Femsa

A maior engarrafadora e distribuidora dos produtos da norte-americana Coca-Cola Company, a mexicana Coca-Cola Femsa Brasil, não erra ao seguir os passos da Ambev na área de logística sustentável. A Femsa anunciou que já integrou 31 caminhões elétricos VW e-Delivery, após a Ambev já testado e já incorporado mais de 100 unidades do modelo de caminhão de distribuição 100% desenvolvimento no Brasil com apoio da Ambev. A Femsa ainda pode seguir outros passos da Ambev, como produzir a energia elétrica por meio de estações de energia solar em vez de comprar energia de distribuidora pública e ter metas claras, como a Ambev, que se comprometeu em ter 1.600 caminhões elétricos na distribuição brasileira. Quando o assunto é logística sustentável ou segurança no transporte, não se deve ocorrer concorrência entre marcas, mas trocas de experiências e utilizar o que deu certo no concorrente, como, a Femsa tem feito. Parabéns para a Femsa, que tem a Ambev como escola. Tem como benchmark. E vamos resumir o que isso significa segundo a FDC, FGV e Havard.

 
 
Em livre tradução, “benchmarking” significa “ponto de referência”. No contexto corporativo, benchmarking se refere ao processo em que uma empresa pesquisa e avalia as práticas e estratégias adotadas por outras organizações que atuam no mesmo mercado.

 

Coca
Femsa Coca-Cola

VW e-Delivery

O Grupo Pérola coloca em operação os primeiros caminhões elétricos VW do Centro-Oeste como parte de sua estratégia de diminuir o impacto ambiental de suas atividades. Já tradicional cliente da marca VWCO, a rede atacadista agora investe na eletromobilidade para modernizar sua frota. Acaba de adquirir dois modelos e-Delivery, um de 14 e outro de 11 toneladas, que vão atuar nas mais diversas distribuições de mercadorias da empresa, através de sua transportadora TRP.

VW
Grupo Pérola começa a operar com VW e-Delivery

Volvo HX04

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) segue com seu compromisso de impulsionar mudanças rumo a um futuro com zero emissões. A empresa começou a testar o Volvo HX04, protótipo de um caminhão articulado com células de combustível. Os resultados fornecerão informações sobre as possibilidades oferecidas por essa tecnologia à medida em que a Volvo CE dá continuidade à pesquisa para seus futuros programas de desenvolvimento de produto.

Volvo
Volvo CE

Volvo a célula de combustível

Imagine um caminhão que emite apenas vapor d’água, produz sua própria eletricidade a bordo e tem autonomia de até 1.000 km. Isso é possível com células de combustível movidas a hidrogênio, e a Volvo Trucks começou a testar veículos usando essa nova tecnologia. 

Volvo FE Basculante

FVmhDAeVsAAb0Og
Fox Group se torna o primeiro operador de caminhão basculante Volvo FE Electric do Reino Unido

Volkswagen e-Delivery

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).