Enquanto os fabricantes de caminhões europeus prometem modelos movidos a hidrogênio para o final da década, a Hyundai já vendeu quase duas centenas de unidades do modelo XCIENT Full Cell (célula de combustível). Cerca de 150 caminhões sul-coreanos foram comercializados para a Suíça, e agora, 45 pesados foram vendidos na Alemanha 

Os modelos vendidos na Suíça já percorreram mais de quatro milhões de quilômetros. Na Alemanha, são sete empresas de logísticas compradoras, com apoio do Ministério Federal de Assuntos Digitais e Transportes (BMDV). 

Desempenho e autonomia

O caminhão de célula de combustível XCIENT Fuel Cell está equipado com um sistema de célula de combustível de hidrogênio de 180 kW, cada um com duas pilhas de células de combustível de 90 kW. A longevidade do sistema de célula de combustível, bem como a eficiência geral de combustível do veículo, fora desenvolvida para atender às necessidades dos clientes de frotas comerciais. O motor elétrico de 350 kW com um torque máximo de 2.237 Nm também permite um desempenho de condução potente, mesmo em subidas e descidas em regiões montanhosas. 

Com sete tanques de hidrogênio, o caminhão pesado oferece uma capacidade combinada de armazenamento de cerca de 31 quilos de hidrogênio, e uma bateria de 72 kWh composta por três baterias de alto desempenho atua como fonte de energia adicional. O fabricante especifica o alcance máximo em cerca de 400 quilômetros. Dependendo da temperatura ambiente, os sete tanques de hidrogênio podem ser completamente reabastecidos em cerca de oito a 20 minutos.  

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).