Ônibus elétrico eO500U da Mercedes-Benz do Brasil estreia no Busworld Europa

284

O ônibus elétrico da Mercedes-Benz eO500U, feito no Brasil, está sendo apresentado no Busworld Europe, maior salão internacional de ônibus da Europa, que ocorre até quinta-feira (12), em Bruxelas, Bélgica. E que reúne marcas de todo o mundo, para mostrar todas as tecnologias e últimas tendências no universo dos ônibus.

Dessa forma, o representante do Brasil é o único no salão expondo apenas o chassi. Ao contrário de grande parte dos veículos exibidos integralmente. Ou seja, completos, com chassi e carroceria, como são comumente vendidos no mercado europeu.

LEIA TAMBÉM: Novo Renault kangoo E-Tech amplia oferta de furgões elétricos de carga

Seja como for, exibindo o eO500U, a intenção é mostrar a capacidade da Mercedes-Benz do Brasil no desenvolvimento de chassi dentro das operações do Daimler Buses. Nesse sentido, vale lembrar que o Brasil é o maior mercado de ônibus dentro da companhia.

A empresa também é dona das marcas Setra de ônibus rodoviário de alto padrão. E dos Mercedes-Benz urbanos da gama Citaro, produzidos integralmente para o mercado europeu.

eO500U do Brasil para o mundo

Seja como for, ao exibir o Mercedes-Benz eO500U, a fabricante também quer mostrar o potencial do ônibus em outros mercados fora do Brasil. De acordo com o diretor de exportação de ônibus da Mercedes-Benz, Maurício Kenji Yamamoto, com o lançamento global, o eO500U, pode se tornar mais uma opção para os mercados que atuam com chassi e carroceria. Entre eles, países do Hemisfério Sul, com exceção do México. Além de Oceania e Oriente Médio. 

Ônibus elétrico eO500U da Mercedes-Benz
No estande da Daimler Buses no Busworld, o Mercedes-Benz eO500U faz sua estreia mundial

A marca já começa a dar início às primeiras negociações com o veículo fora do Brasil. Com foco no Chile e Colômbia, em razão de seus sistemas de transporte serem bem desenvolvidos. As primeiras unidades devem começar a rodar nesses mercados no início de 2024.

Dessa forma, o é veículo100% elétrico a bateria do tipo Padron, podendo receber carrocerias de até 13,2 metros. Assim, transporta até 83 passageiros. 

Conta com dois motores elétricos instalados em cada cubo de roda do eixo traseiro. E juntos desenvolvem potência 340 cv e torque de quase 100 mkgf.

Além disso, o veículo pode receber de quatro a seis pacotes de bateria. Com quatro ou cinco pacotes, a autonomia gira em torno de 250 km, com a capacidade máxima de passageiros. 

Ônibus eO500U começam a ser entregues aos clientes de São Paulo

Vale lembrar que o ônibus eO500U teve vendas iniciadas ainda no ano passado para atender o transporte público de São Paulo com emissão zero. Nesse sentido, a marca já comercializou um pouco mais de 100 unidades, das quais 50 começam a ser entregues a partir de agora.

Entre os clientes que serão contemplados com o modelo estão a Metrópole que recebe 40 unidades. Assim como Sambaíba, duas unidades e MobiBrasil com oito veículos. Os veículos entram em operação, a partir do próximo ano, pela São Paulo Transporte (SPTrans).