Paradiso ficou recheadão em 2012

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No ano de 2012, a Marcopolo deu um upgrade as linhas Paradiso 1050 e 1200, que receberam novos recursos e equipamentos. Confira reportagem da época e veja por quais mudanças os modelos passaram, na série Baú da TRANSPORTE MUNDIAL.  

Apenas após três anos do lançamento do ônibus ro­do­viário Paradiso 1050 e 1200, a Marcopolo já reestiliza os seus modelos topo de linha. Seguindo uma tendência já muito utilizada nos automóveis de passeio, o para-choque dianteiro ganhou luzes de led diurnas integradas aos novos faróis de neblina, que ficam acessas o tempo todo para aumentar a visibilidade do veículo durante o dia e a noite. O para-choque traseiro também recebeu novo desenho com luz de neblina em led e retrorefletor integrado. O habitáculo do condutor também ganhou aperfeiçoamentos. O painel de instrumentos ganhou material mais agradável ao toque, o que também confere um visual de maior sofisticação.

Externamente, as duas versões do Paradiso ganharam nova grade dianteira e laterais com elementos cromados. Os espelhos retrovisores também passam a contar com os caracteres do nome Paradiso cromados em relevo. Outra novidade no Paradiso é o para-brisa antiembaçante, dotado de microfilamentos de tungstênio aplicados no PVB que fica entre as lâminas de vidro e impedem o embaçamento do vidro dianteiro, garantindo melhor visibilidade em dias frios e chuvosos. Os modelos também ganharam as opções de para-brisa colado e bipartido.

RODOVIÁRIO AUDACE
A Marcopolo também apresenta outra novidade durante 9ª FetransRio, a maior feira de ônibus do país, que acontece até o dia 7 de outubro, no RioCentro, na capital fluminense, um novo ônibus rodoviário intermunicial chamado Audace. Será um modelo para completar a linha de rodoviários que já conta com o Viaggio e o Paradiso. Na próxima edição apresentaremos o Audace em detalhes, mas podemos adiantar que ele estará disponível com comprimento de até 12 700 mm e 3 200 mm de altura. Ele pode ser configurado para transportar de 46 a 49 passageiros, com ou sem sanitário.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).