Prefeitura de Niterói faz aquisição de ônibus elétricos da Higer

78

A Prefeitura de Niterói avança na transformação do transporte público ao homologar a aquisição de até 50 ônibus elétricos, com uma compra inicial de 30 veículos. O processo licitatório, conduzido pelo sistema de pregão eletrônico, foi vencido pela empresa TEVX Motors Group, representante da marca Higer Bus.

LEIA TAMBÉM: Descarbonização do motor aumenta potência e reduz consumo de combustível

O prefeito Axel Grael destacou a implementação de soluções sustentáveis no transporte público de Niterói. Reafirmando o compromisso da cidade com a agenda climática.

“Os ônibus elétricos representam uma mudança concreta no combate às mudanças climáticas, com impacto direto na redução de emissões e na qualidade de vida da nossa população. A escolha do modelo foi feita com base em testes rigorosos para garantir eficiência e desempenho adequados às nossas necessidades”, declarou o prefeito.

A Prefeitura conduziu uma série de testes operacionais com diferentes modelos de ônibus elétricos. Dessa forma, avaliou autonomia e parâmetros técnicos, em parceria com os consórcios rodoviários da cidade.

Dessa forma, o modelo da TEVX Motors Group, testado em Niterói em novembro passado, foi elogiado pela população. E aprovado pelas equipes técnicas.

Prefeitura de Niterói faz aquisição de ônibus elétricos da Higer
Cidade de Niterói vai operar com 50 ônibus elétricos – Higer/Divulgação

Para o CEO da TEVX Higer, Cadu Souza, a conquista reforça o posicionamento da marca de contribuir em projetos de grande impacto socioambiental, como o de Niterói. Além de integrar um dos pilares relevantes de uma cidade inteligente relevante para o cenário brasileiro.

Economia para o operador e praticidade para o passageiro

“Queremos contribuir para o projeto de Niterói e de todas as cidades que visem melhorar a qualidade do seu transporte público de forma sustentável. Dessa forma, entregando soluções tecnológicas e de alta qualidade. Ao analisar os benefícios do nosso modelo de ônibus elétrico, é evidente que ele não só promove a sustentabilidade. Mas também proporciona uma experiência significativamente melhor para os cidadãos”.

Nesse sentido, os ônibus Higer contam com ar-condicionado, conectividade wi-fi, portas USB e telas de led. Além disso, apresentam redução de até 65% nos custos de manutenção e até 80% no consumo de combustível, quando comparado ao modelo com motor diesel.

Impacto ambiental positivo

A Prefeitura de Niterói estima que cada ônibus elétrico evitará a emissão de, em média, 115 toneladas de gases de efeito estufa por ano, o equivalente ao plantio de 800 árvores. Essa medida reflete o papel de Niterói como referência em políticas urbanas sustentáveis, alinhadas a metas globais de redução de emissões.

Assim, com a iniciativa, Niterói reforça sua posição como uma das cidades mais comprometidas do Brasil com o desenvolvimento sustentável. Do mesmo modo, promove uma mobilidade urbana mais eficiente e acessível para todos.