A Renault Trucks abrirá ainda neste ano as encomendas dos seus caminhões elétricos E -Tech T. Como novidade, o modelo conta com autonomia de 600 km com uma única carga. Assim, para o fabrocante, traz uma nova perspectiva de descarbonização no transporte de longa distância.
Dessa forma, a empresa anunciou que as encomendas deste novo veículo serão abertas no segundo semestre de 2025. Todavia, a produção começa um pouco depois, na fábrica de Bourg-en-Bresse, que monta as unidades elétricas da marca desde 2023.
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Seja como for, a novidade desses novos veículos para garantir maior autonomia está no eixo elétrico que trabalha em conjunto com o motor elétrico do veículo.
Para avaliar a autonomia do caminhão, bem como a robustez do eixo elétrico, a engenharia da marca francesa rodou 30 milhões de km. Obviamente, na soma estão os testes de bancada, as avaliações práticas da engenharia e de alguns clientes transportadores, que rodaram com o veículo em operações reais.
Nessas avaliações a Renault Trucks diz que foram deixados de emitir 29 mil toneladas de dióxido de carbono.
No ano passado, a Renault Trucks iniciou a produção em série do Renault Trucks E-Tech T, caminhão 100% elétrico da linha pesada. Contudo, essa nova versão de maior alcance chega para complementar a oferta da marca.

Os benefícios do eixo elétrico
Graças à incorporação do eixo elétrico, todos os elementos do trem de força, incluindo o motor elétrico e a transmissão, podem ser integrados na parte traseira do veículo. Desta forma, foi possível aumentar o espaço entre as longarinas para alojar as baterias.
Outro ponto fundamental é que os eixos elétricos são mais leves em relação aos convencionais. O que garante mais leveza ao veículo e maior capacidade de carga.
“Com uma autonomia de 600 km, combinado ao desenvolvimento de redes de infraestruturas de carregamento públicas, vai gerar mais vantagens operacionais ao operador”, diz Emmanuel Duperray, vice-presidente sênior de eletromobilidade da Renault Trucks.