Como prévia da comemoração dos 64 anos no Brasil (2 de julho), a Scania apresenta os resultados de crescimento no Brasil (+138% em 2021 até maio, após queda de 31% em 2020), os dois anos do lançamento da geração NTG e lança novo serviço de pós-vendas.
De janeiro a junho desse ano a empresa contabiliza a marca de 7 mil unidades licenciadas as quais, somadas aos emplacamentos de 2020, alcançam 15 mil caminhões da nova geração comercializados no mercado interno. Neste número estão 150 unidades de modelos movido a gás. Segundo Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da empresa no Brasil, já foram vendidos mais de 150 caminhões movidos com esse combustível alternativo e a meta é chegar a 200 unidades até o final do ano. Enquanto, no início, a demanda foi puxada por embarcadores comprometidos com o tema da sustentabilidade, agora, são os próprios transportadores que vem buscando essa solução energética.
“No balanço do ano até aqui, registramos um volume muito forte de encomendas de caminhões. Foram volumes mensais de emplacamentos não atingidos desde 2013, nosso melhor ano de história no país. Além disso, nossa participação subiu de 18,6% para 25,9%, a maior dos últimos três anos. Enquanto o mercado teve alta de 71%, a Scania registrou quase o dobro disto de volume de pesados”, comenta Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
Os números de emplacamentos mais exatos de janeiro a maio, conforme dados do Denatran, são 6.375 caminhões. O número passado pela marca em torno de 7 mil unidades inclui os de junho, mas que ainda não aparecem nos relatórios da Anfavea (associação das fabricantes).
O crescimento da Scania está focando em caminhões pesados. No segmento de semipesados, ela apresenta uma queda de 83,3% em 2021 após outra queda de 75% em 2020 sobre o ano de 2019. De janeiro a maio deste ano foram licenciadas 2 unidades apenas, enquanto a Volkswagen Caminhões emplacou 6.077 unidades, seguida da Mercedes-Benz (3.558), Volvo (1.121) e Iveco (849).
Uptime
O diretor da área de serviços, Marcelo Montanha, também apresentou um balanço. “O ano de 2021 será superior ao exercício de 2020 e se tornará o melhor da história da marca no país”. Houve uma alta de 40% nas vendas de serviços, aumento de 55% na venda de programas de manutenção e a marca de 62% de veículos novos com contrato de serviço.
Na mesma ocasião, a Scania fez o lançamento do Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime, que incorpora melhoramentos em relação as outras modalidades. A principal novidade é o Control Tower, que promete reduzir em até 30% o tempo de parada nas concessionárias. Além da modalidade Pay per Use com cobertura customizável, onde o cliente paga apenas o que usar, com base na quilometram rodada.
