Scania Super é reconhecido como o melhor caminhão de transporte e sustentabilidade

199

O Scania Super foi reconhecido como o melhor caminhão de transporte e sustentabilidade. A eleição que reconhece o “Green Truck Award” (Prêmio Caminhão Verde) é organizado anualmente pelas revistas alemãs Trucker e VerkehrsRundschau.

53d7ef96e1a33f95c2d2b6798db570d6 scaled
Em 100 km percorridos, a diferença média em relação ao segundo colocado foi de 0,41 litro de combustível

Para merecer o reconhecimento o veículo precisa passar por um crivo complexo de teste por meio da aplicação de uma fórmula inteligente que abrange todos os aspectos relevantes para o produto ser considerado eficiente em termos de transporte e sustentabilidade.

Variáveis analisadas

As variáveis analisadas são: consumo de combustível, velocidade média, volume do aditivo AdBlue utilizado (no Brasil o correspondente é o aditivo Arla 32) e peso do caminhão. Quanto mais leve, melhor.

Segundo a fabricante, o Scania se destacou nos dados reais usados na fórmula do Green Truck: em 100 km percorridos, a diferença média em relação ao segundo colocado foi de 0,41 litro de combustível. Na Europa, um caminhão pesado que percorre longas distâncias roda em média 150.000 km por ano.

O Scania Super foi também o caminhão mais leve

O Scania Super também foi avaliado como o caminhão mais leve, com 7.040 kg, e alcançou a maior velocidade média, de 79,7 km/h. A Scania acredita que a vantagem obtida no teste é devida também à versão atualizada do sistema CCAP (Cruise Control with Active Prediction (Controle de Cruzeiro com Previsão Ativa), apresentado em maio de 2023 na Europa.

As provas reais ocorreram em diferentes tipos de rodovias e estradas na região de Munique. Tudo teve acompanhamento dos organizadores e equipes das fabricantes participantes. Os testes têm sempre um caminhão de referência que é usado para compensar mudanças nas condições, como ventos contrários, chuva e temperatura.

Stefan Dorski, vice-presidente sênior e responsável global pela Scania Trucks, disse que a Scania participa em muitos testes de imprensa na Europa, mas o ‘Green Truck Award’ centra-se realmente no que é um requisito fundamental na indústria: oferecer aos clientes a melhor eficiência de transporte possível.

“Nosso trem de força Super foi lançado em 2021 na Europa e trouxe um novo nível de desempenho ao mercado, com economia de combustível de 8%, da qual nossos clientes agora se beneficiam em suas operações diárias”, afirma Stefan Dorski.

Todas as fabricantes de caminhões pesados são convidadas para o teste de comparação ‘Green Truck’, na Europa. O objetivo é comprovar qual o caminhão mais eficiente em termos de transporte. Desde a criação do Prêmio, em 2011, a Scania venceu em nove edições.

Scania Super vendido no Brasil

O Scania Super começou a ser vendido no Brasil em 2022 para atender as normas de emissões Euro 6 a partir de janeiro de 2023. Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, lembrou que o Super foi o único produto apresentado pela indústria para atender a nova lei de emissões Proconve P8/Euro 6 com um trem de força 100% novo. Isto é, motor, caixa e diferencial.

mARCELO gALLAO scaled
Estamos tendo um retorno fantástico de clientes superando estes índices no Brasil, afirma Marcelo Gallao

“É o nosso caminhão mais econômico da história. Estamos tendo um retorno fantástico de clientes superando estes índices. Para se ter uma ideia, em comparação à geração anterior, Séries P, G e R, o Super proporciona uma economia de combustível de até 28%. Já sobre a geração Euro 5, a redução de consumo pode chegar a até 8%”, disse Gallao.

Ainda de acordo com Gallao, aqui no Brasil o Super está obtendo um retorno
muito positivo de clientes superando estes índices. “O reconhecimento europeu de ‘Caminhão Verde 2024’, reforça no Brasil o Super como a solução de transporte de menor custo total de operação do mercado, e  exemplo de eficiência energética e de redução de emissões”, concluiu