

As picapes são os “caminhões” que podemos usar no lugar dos automóveis. E para esta proposta, a Toyota lança a segunda geração da Hilux GR-S. Ela foi projetada para o fora de estrada e com duas opções de motores: diesel de 177 cavalos e brutos 45,9 mkgf de torque, com força comparável a alguns caminhões, como o Agrale A7500, com motor Cummins ISF 3,8 de 152 cv e 45,2 mkgf de torque, e o VW Delivery 4.160 que tem o motor Cummins ISF 2.8 de 156 cv e 43,8 mkgf com capacidade de PBT técnico de 4.400 kg.
Para quem gosta de viver visitando postos de gasolina, a outra opção é o motor V6 de 4 litros, 234 cv e 38,2 mkgf de torque.
Se a ideia é ficar pouco tempo com a picape e não rodar muito, talvez vale pagar menos pela versão a gasolina, que tem o preço de R$ 204. 990. Mas, investindo um pouco mais na diesel, que está por R$ 220.090, terá uma picape com proporcionará mais economia ao longo da vida e terá maior valor de revenda, além de ser muito mais fácil na hora de passar para frente.
O diferencia a GR-S em relação a outras picapes premium é o visual (veja as fotos). A lista de equipamentos é bem completa, como se espera de um veículo desta categoria: assistente de frenagem, controle de tração, assistente de subida, controle de balanço de reboque, sete airbags, assistente de descida, entre outros.
Abaixo, reportagem sobre o lançamento da VW Amarok V6
A picape Volkswagen Amarok, agora com motor turbo diesel V6 de 225 cv de potência, desbancou a S10, da GM, e se tornou a picape média mais potente do país. É uma preparação da VW para a chegada da Mercedes-Benz Classe X.
Enquanto as concorretes S10, Ranger e Hilux entregam, respectivamente, 200 cv de potência e 51,0 mkgf de torque, 200 cv e 47,9 mkgf e 177 cv e 45,9 mkgf, a Amarok V6 Highline recebe motor a diesel de 3.0 litros e entrega até 245 cv de potência entre 1.500 rpm e 3.000 rpm com Overboost (potência de 20 mkgf e torque adicional de 4 mkgf por até 10s). A potência da picape faz com que ela atinja de 0 a 100 km/h em apenas 8s. Completa a parte de força a transmissão automática de oito velocidades.
Para aumentar a eficiência de frenagem do modelo, a Amarok V6 recebeu um reforço. Agora, a picape recebe freios a disco dianteiros de 332 mm, enquanto os traseiros são de 16″ e 300 mm.
Equipamentos
Equipam a Amarok Highline V6 os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com câmera de ré, frenagem automática, controle eletrônico de estabilidade, controle automático de descida, auxílio de partidas em rampa, faróis bixenônio com DLR em LED e central multimídia multifuncional.
ON e OFF
Em avaliação on-road feita pela TRANSPORTE MUNDIAL na Rodovia dos Bandeirantes, a Amarok V6 demonstrou bom desempenho para atuar de forma segura e eficiente em qualquer situação que exija um pouco mais de reação do conjunto motriz, seja em ultrapassagens ou retomadas.
Já no Haras Tuiuti, no interior do estado, o desafio foi encarar uma pista de testes com obstáculos, água e grandes retas que que colocaram à prova o controle de tração e estabilidade, os freios e, claro, o propulsor V6 da picape.
Ainda no haras, o segundo desafio foi encarar um circuito off-road, com aclives e declives em diversos tipos de solos despreparados. Nessa parte do teste, vários sistemas da picape foram testados, como o assistente de partida em rampa, controle automático em descida, inclinação lateral e sistema de tração 4×4 permanente 4Motion, que gerencia eletronicamente cada roda e permite que se transfira a tração de uma roda que não está em contato com o solo para as outras.
Preço
A Amarok Highline V6, que é importada da Argentina e oferecida em quatro cores, chega custando R$ 184.990. O único opcional oferecido no modelo é a roda de 19″. Após a fase de pré-vendas, quando 450 unidades foram vendidas, a picape já começa a chegar às concessionárias brasileiras.