A Fenabrave, entidade que representa as redes de distribuição de veículo, divulgou os dados de emplacamento de caminhões em junho. Foram 8.762 unidades, um volume considerável em relação a média dos últimos 10 anos. O volume representa 12,28% acima do comercializado (ou que os Detrans conseguiram emplacar) no mesmo mês de 2019 (7.804 unidades), e 85,05% acima das vendas de maio de 2020 (4.735 unidades). Os números representam mais a capacidade de emplacamento dos Detran’s, pois muitos veículos comprados poderiam estarem na espera.
Implementos rodoviários
Segundo a Anfir, associação da indústria de implementos, o recuo no setor foi 13% no primeiro semestre (49 mil unidades x 56 mil unidades). A previsão é de que até o final do ano, a queda fique em torno de 10%.
Abaixo, notas das transportadoras com ações contra a pandemia:
FreteBras
A plataforma on-line de conexão de transportadora e caminhoneiro autônomo anunciou que vai doar R$ 1 milhão para custear alimentos para os profissionais cadastrados no aplicativo dela. Inicialmente, a distribuição das refeições será realizada nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Goiás. A ação ocorrerá em postos de combustível selecionados, incluindo grandes redes como Trevo, Cupim, Atlântico, Safrão, Gauchão, Canecão, Tio Zico e Paraky. “Nossa ação será iniciada esta semana porque o cenário é delicado e os motoristas não podem esperar. Em maio, vamos lançar uma nova ferramenta na FreteBras e a ideia é destinar 100% da receita obtida com esse serviço para ajudar a custear a ação”, explica Bruno Hacad, diretor de operações da FreteBras. Esta informação foi publicada gratuitamente, a FreteBras não pagou nada. No entanto, para nós, é importante saber se foi útil para o leitor, pois nos custa tempo e trabalho.
ID Logistics
Com 3.800 colaboradores no Brasil e com forte atuação no abastecimento do varejo, a ID Logistics é uma uma das transportadoras com ações para enfrentar a pandemia. Ela tem atuado para cuidar que o transporte para clientes como Carrefour, Leroy Merlin, Privalia, Arcor, entre outros, não seja prejudicado pela pandemia causada pela Covid-19.
Com a dificuldade de se prever e quantificar o impacto do coronavírus (Covid-19) nos negócios de logística em todo o País, a ID Logistics tem estado muito atenta ao assunto e preparou várias ações, monitorando regularmente a situação que afeta seus clientes, sua organização e colaboradores. As ações envolvem desde a provisão de EPIs (equipamentos de proteção individual) e termômetros, revisão de todo fluxo de movimentação interna e externa dos colaboradores afim de evitar concentração de pessoas durante chegada, intervalo de refeição e saída do trabalho.
Segundo o diretor de operações da ID Logistics Brasil, Gilberto de Lima Junior, “adotamos um protocolo de prevenção que está sendo seguido por nossos colaboradores e também por nossos fornecedores, nele orientamos sobre os cuidados que devemos tomar, desde a higienização dos ônibus fretados, equipamentos de movimentação, refeitório, sanitários, utensílios de trabalho, entre outros”.
Além disso, informa ele, “estamos trazendo diariamente informações atualizadas, reforçando as orientações sobre os cuidados recomendados, como lavar as mãos, usar álcool em gel e comunicar imediatamente qualquer sintoma para que possamos apoiar no encaminhamento médico”.
TransJordano
Em parceria com três indústrias (Mercedes-Benz, Raízen e Química Amaro), a TransJordano faz parte das transportadoras contra a pandemia. De antemão, ela já transportou mais de 15 mil litros de álcool 70% até Guarulhos (SP) para o combate a pandemia causada pelo novo coronavírus.
Antes de tudo, a Mercedes-Benz forneceu o caminhão, a Raízen o álcool e a Química Amparo transformou o álcool em gel e envasou. Tudo de forma gratuita.
As quatro empresas têm um comum o engajamento. Em outras palavras, a Mercedes-Benz é patrocinadora do Prêmio Transporte Responsável e as demais foram vencedoras em suas respectivas áreas de atuação na edição de 2019.
Pacer Logística
O maior espaçamento entre os funcionários, janelas abertas, álcool em gel, trabalho em casa para algumas funções ou caronas e horários diferenciados para evitar aglomerações. Além disso, a empresa antecipou as férias de colaboradores de grupos de risco ou que têm familiares nesta condição em suas casas.
Ao mesmo tempo, a Pacer buscou equilibrar as medidas de proteção à saúde das pessoas com a preservação da saúde financeira da empresa. “Assim, priorizamos a manutenção dos empregos e pagamento de fornecedores vitais para a operação. Com outros negociamos, um a um, formas de alongamento dos pagamentos. E os investimentos não essenciais foram congelados”, diz Luciano Guedes, vice-presidente da Pacer.
Jadlog
Com cerca de 5 mil colaboradores e 2 mil veículos na frota, a Jadlog transportou, insumos que compõem o EPI utilizado pelos profissionais de saúde. EPI é equipamento de segurança individual. É a forma que a empresa encontrou para colaborar com o combate à pandemia causada pelo vírus Covid-19.