A Volvo Buses apresenta os chassis topo de linha da marca B420R+ e B450R+ atualizados com nova geração da transmissão I-Shift e a tecnologia de Aceleração Inteligente lançada nos caminhões Volvo FH, FM e FMX em abril de 2019.

Os novos chassis são destinados para receberem versões doble decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso) para viagens de 400 quilômetros ou mais. Podem ter configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420 cv e 450 cv.

O software de controle do motor foi aprimorado para as condições de topografia, carga e condução do Brasil e é chamada de ‘Aceleração Inteligente’. “Desenvolvemos algoritmos que identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e o peso transportado, controlando a injeção de combustível de forma precisa, independente da ação do motorista no pedal”, assegura Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo Buses na América Latina. A nova I-Shift está com trocas de marchas mais rápidas e suaves, informa o engenheiro. “Conjugados, o novo software do motor e a nova I-Shift podem trazer até 5% de redução no consumo, dependendo do trecho e condições de operação”, afirma Prosdócimo.

Ainda no motor, os novos B420R+ e B450R+ trazem modificação no sistema de pós-tratamento (SCR), com sistema de dosagem de Arla32 atualizado. O dispositivo ganhou novo módulo de comando, além de nova bomba e injetores. As mudanças seguem um padrão adotado na linha de caminhões Volvo, simplificando a manutenção e reduzindo custos operacionais.

Os chassis ganharam um novo volante. Forrado em couro, tem agora 50 cm de diâmetro, ergonomicamente projetado para proporcionar mais conforto e permite melhor visibilidade do painel de instrumentos.

Segurança aprimorada

Agora, os novos B420R+ e o B450R+ podem ter o Sistema de Segurança Ativa (SSA) da Volvo mesmo em carrocerias equipadas com vidro bipartido. A última geração do SSA traz um conjunto de tecnologias que ajudam a evitar acidentes, como “Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência”, “Aviso de Mudança de Faixa”, “Sinal de Alerta no Para-brisa”, “Piloto Automático Adaptativo” e “Assento Vibratório”. Além disso, os chassis vêm de série com controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios eletrônicos a disco (EBS) e sistema antitravamento (ABS).

Retomada do mercado

“A Volvo inova mais uma vez com soluções que mantêm sua plataforma de chassis rodoviários na vanguarda do setor de transportes de passageiros. Estamos apresentando produtos ainda mais modernos e com melhor desempenho para a rentabilidade do transportador”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. “Com tecnologias sempre inovadoras, os dois modelos são o que há de mais avançado em chassis rodoviários. Sempre buscamos soluções que ofereçam mais eficiência na operação, mais segurança e conforto, mantendo os altos níveis de qualidade da marca”, complementa Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil.

Paulo Arabian lembra que a retomada do transporte aéreo de passageiros também é um sinalizador positivo para o transporte rodoviário, pois o ônibus é um complemento ao modal aéreo. Ainda disso, o executivo tem perspectivas positivas sobre a retomada do turismo de compra, feiras, férias e a volta das visitas familiares.

A próxima edição da revista TRANSPORTE MUNDIAL publicará um artigo mais completo e analítico dos novos chassis Volvo B420R+ e B450R+. 

Prêmio Transporte Responsável 2021
Prêmio Transporte Responsável 2021
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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).