Até parece que a Mercedes-Benz estava conseguindo prever a pandemia que estava chegando, pois foi a fabricante de caminhões e ônibus, entre todas as montadoras, que mais estava preparada e mais fez pela sociedade durante esses dois últimos anos de desafios por causa da pandemia. O projeto de apoio à saúde começou a ser desenhado em 2019 e tornou-se uma ação urgente a partir de março de 2020. O resultado, até o momento, são mais de 110.000 brasileiros atendidos pelas Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, entre eles, muitos caminhoneiros e caminhoneiras. O objetivo do projeto #UnindoForças é continuar até atender muito mais pessoas em três anos, podendo ser renovado, deseja Kathrin Pfeffer, vice-presidente de Finanças e Controlling, madrinha da ação.

A iniciativa conta com oito carretas e dois ônibus, além de diversos parceiros, como o Hospital Albert Einstein, SUS, Cruz Vermelha, entre outros. Além disso, e depois de já iniciado, o projeto ganhou apoio financeiro de ao equivalente a R$ 32 milhões do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), via DEG/KfW e Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo). Não há investimento do governo brasileiro. 

Hospital sobre rodas

A unidade móvel de saúde com o Hospital Albert Einstein é um verdadeiro hospital sobre rodas, com salas de avaliação de enfermagem, laboratório de análise de sangue, sala de telemedicina para o paciente conversar diretamente com médicos de diversas especialidades e com o tomógrafo mais moderno da Canon no mundo. 

Atualmente, esta unidade está dentro da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo para atender os motoristas profissionais que vão até lá entregar materiais. 

Ação em Minas Gerais

Antes, a unidade hospital sobre rodas estava em Itabira (MG) porque, na região, estava tendo um grande surto de Covid-19. A Mercedes-Benz e o Hospital Albert Einstein, em parceria com as autoridades locais de saúde, foram atender a urgência em ação de solidariedade, mas contaram também com o apoio financeiro da Vale, empresa que tem dívidas ambientais e éticas com a população mineira, conforme avaliação do Ministério Público de Minas Gerais. Assista o vídeo da entrevista com Rose Miranda, coordenadora e consultora de Qualidade e Segurança do Hospital Israelita Albert Einstein sobre ação que atendeu mais de 1.800 pessoas em Itabira e cidades vizinhas durante 90 dias.

Vídeo sobre o Hospital sobre Rodas, iniciativa da Mercedes-Benz com apoio do Hospital Albert Einstein

As Unidades Móveis de Saúde foram idealizadas e são gerenciadas pela Mercedes-Benz do Brasil, sendo operadas por organizações sem fins lucrativos. O atendimento de 110.000 (até final de outubro, pois o número cresce dia após dia) contou com mais de  250.000 procedimentos médicos realizados nas oito carretas que rodam pelo País, puxadas por caminhões da marca, como o Novo Actros.

“O projeto de Unidades Móveis de Saúde, que até aqui já acumulou 25.000 km percorridos, passando por 50 cidades, entrega carretas preparadas para várias áreas médicas, o que também acontece com os ônibus de vacinação”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Aproximamos, assim, pessoas com o objetivo de levar tratamento, serviços básicos de saúde e vacinas a quem não tem assistência médica ou tem acesso limitado, ajudando a melhorar e salvar vidas. Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social. Nossa expectativa é que mais de 250.000 pessoas sejam atendidas em três anos”.

Os vencedores da 9ª Edição do Prêmio Transporte Responsável

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).