As entregas dos primeiras unidades dos novos caminhões Volkswagen continuam sendo entregues em todo o país e as vendas continuando crescendo. A TTGlog, empresa que transporta GLP – Gás Liquefeito de Petróleo – a granel, sediada em Limeira (SP), adquiriu 10 caminhões VW Meteor 28.460 6×2 fabricados em Resende (RJ). “Recentemente expandimos a nossa frota com 10 unidades dos novos Meteor da VWCO, e pensamos em fazer mais aquisições em breve”, diz André Mariano Leão, diretor executivo da TTGlog. 

Coca-Cola Andina

Coca-Cola
VW Meteor 28.480

A Coca-Cola Andina investe mais de R$ 5,5 milhões em 10 novos caminhões pesados VW Meteor 28.460 6×2. A aquisição, que representa a primeira entrega dos modelos, amplia em 15% sua capacidade logística e se juntarão à frota atual de 70 veículos que a Coca-Cola Andina.

VWCO: anuncia investimento de R$ 2 bilhões para novos produtos até 2025

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou novo ciclo de investimento para a produção de novos produtos e aumento da expansão global, além do desenvolvimento de novos serviços digitais. O valor anunciado foi de R$ 2 bilhões para o período entre 2021 e 2025.

 Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus
Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus

O CEO da VWCO, Roberto Cortes, em coletiva virtual com a imprensa. Já foi notícia que o Grupo Traton, dono das marcas VWCO, Scania, MAN e RIO, comprou a Navistar International e o processo será concluído em meados do ano que vem. “Com isso, vamos aumentar a sinergia entre as marcas”, disse.

Em razão da confiança da retomada do crescimento em 2021, mais a nova linha de produção do VW Meteor, Cortes também confirmou o iniciou da contratação efetiva de mais 550 trabalhadores, um aumento de 13% no quadro de funcionários, elevando para 4,1 mil colaboradores, dentre pessoal da VWCO e das empresas do Consórcio Modular.

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Investimentos no e-Delivery

A Volkswagen Caminhões lidera no Brasil a corrida no desenvolvimento de caminhões elétricos para uso urbano. A empresa, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 04 de dezembro, anunciou a destinação de investimento no valor de R$ 110,8 milhões para fazer as mudanças na fábrica para iniciar a produção em escala comercial a partir do segundo semestre de 2020. O investimento contempla também pesquisa e desenvolvimento de produtos. Esse valor está dentro do R$ 1,5 bilhão de investimento com ciclo para terminar em 2021, o maior da história da empresa. 

A montagem dos protótipos ocorrem no centro de desenvolvimento da montadora em Resende (RJ)

Recentemente a empresa havia lançado o e-Consórcio nos moldes que já é tradição na fábrica de Resende (RJ) para receber dentro de sua unidade industrial os parceiros para o desenvolvimento e montagem dos futuros caminhões elétricos. A empresa finaliza este ano a montagem de 17 protótipos para testes e viabilização da homologação e início de montagem. 

Além disso, o e-Delivery passa por ensaios em condições reais de operação. Faz parte desse total de elétricos o e-Delivery que já opera na distribuição de bebidas da Ambev em São Paulo. Em um ano, o modelo rodou mais de 15 mil quilômetros em testes de engenharia e condições reais de aplicação, deixando de emitir mais de 11 toneladas de CO² e economizando o equivalente a mais de 3.300 litros de diesel. No final deste texto, link para outra reportagem sobre o teste da Ambev com diversos números. 

O principal fator que está viabilizando o desenvolvimento do e-Delivery é a parceria com a Ambev que prevê auxílio nos testes e compromisso de comprar de 1.600 unidades, a maior do mundo. Isso porque a InBev, controladora da Ambev, tem um plano global de redução de emissões de CO². Veja reportagem no final deste texto. 

Primeiros resultados do e-Consórcio

A VW Caminhões e Ônibus tem o modelo de negócio que prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos caminhões elétricos com fornecedores integrados. Os recém-montados protótipos de caminhões elétricos e-Delivery já trazem em sua configuração componentes de fornecedores do e-Consórcio. Entre as novidades estão a bateria da CATL, o motor WEG e o módulo de controle da Bosch. Numa próxima etapa, será incorporado o eixo da Meritor.

Em paralelo, a Moura já conduz investigações sobre os processos logísticos enquanto a Siemens estuda a instalação de carregadores na fábrica da VWCO. Apoiando todo o processo, a Semcon tem atuado na montagem desses protótipos.

Mercado da VWCO 2019 e 2020

Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO. Foto: Divulgação

O presidente e CEO da VWCO, Roberto Cortes, falou sobre sobre os resultados da empresa neste ano e perspectiva para o 2020. As vendas de caminhões da marca cresceram 32,3% no período entre janeiro e novembro. O mercado, como um todo, apresenta crescimento de 37,9%, com forte influência do segmento de pesados, que cresce 57,5%. Neste segmento, a VWCO, incluindo a marca MAN, cresce 49,9%. No segmento de ônibus, a empresa cresce 74%. No resultado do geral, o executivo lembra que houve forte queda nas exportações, deixando a empresa com crescimento de 15%. 

Para 2020, com a base de comparação foi bastante ampliada em 2019, o Cortes considera um crescimento entre 5% e 10% como um ótimo resultado. As expectativas se sustentam com o crescimento de PIB, agora puxado pelo consumo das famílias, e dos investimentos em infraestrutura. 

Setor de bebidas

A VWCO também informou que houve uma significativa retomada de compras de caminhões do comércio de bebidas em 2019. Somente ela entregou mais de 1.500 caminhões vocacionais para o segmento, sendo mais de 1.100 para empresas brasileiras e o restante para distribuidoras de diversos países da América Latina. 

Na família Delivery, o principal modelo foi o 13.180 6×2 para entregas urbanas, principalmente em cidades que há restrições para caminhões maiores. Na gama Constellation, o mais requisitado foi o 17.190, muito utilizado em regiões sem restrições à circulação. Na transferência entre as fábricas e as distribuidoras, o MAN TGX 28.440 foi o destaque da VWCO. 

Caminhos da Escola

Volksbus 15.190 com carroceria Marcopolo para o programa Caminho da Escola

Outro anúncio feito pela VWCO foi a nova licitação vencida pela empresa para o programa do governo federal Caminho da Escola. São 3.600 unidades que poderão ser adquiridas pelas prefeituras e estados do País. Os modelos são o Volksbus 8.160 ODR ORE1, com carroceria Neobus TH Way e capacidade de 29 alunos, e o Volksbus 15.190 ODR ORE3, com carroceria Marcopolo Sênior Escolar para 59 alunos, sendo 1.600 unidades de cada. Completam o número, 400 unidades do  Volksbus 8.160 OD ONUREA Piso Alto (ÔnibusUrbano Escolar Acessível, que transporta 30 alunos).

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).