VWCO entregou o primeiro e-Delivery para um cliente na Argentina. A aquisição foi feita pela Express Logística, empresa operadora logística da Cervecería y Maltería Quilmes.
Venda na Argentina é importante passo para a VWCO
Antes de tudo, esta venda representa um importante passo para a Volkswagen Caminhões e Ônibus na estratégia de eletrificação. Isso porque e-Delivery é o primeiro caminhão 100% elétrico produzido em série por uma grande montadora instalada no Brasil.
O VW e-Delivery é o caminhão 100% elétrico da VWCO vendido na Argentina
Todavia, o VW e-Delivery entregue à Express Logística é um modelo 6×2 para 14, toneladas de PBT e 9,1 toneladas de carga útil. O veículo é tracionado por um motor elétrico desenvolve 300cv Kw (408cv) e torque máximo de 2.150 Nm.
De acordo com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a bateria tem capacidade o caminhão rodar até 250km com uma carga total. Contudo, essa autonomia depende da configuração e da aplicação do veículo.
O carregador do e-Delivery entregue para a Express Logística foi instalado no Centro de distribuição da Cervecería y Maltería Quilmes, pela empresa Siemens.
O e-Delivery é opção para distribuição de bebidas
Sobretudo, o e-Delivery 6×2 tem sido uma opção das empresas para a distribuição de bebidas em centros urbanos. Uma delas é a Ambev, que adquiriu as primeiras 100 unidades do veículo. A compra foi anunciada na ocasião do lançamento do veículo, em julho de 2021.
O VW e-Delivery 6×2 tem capacidade de carga para 14,3 toneladas de PBT e 9,1 tonelada de carga útil. Contudo, a opçãode entre eixos de 3.300mm é a única para esta configuração.
Ambev foi a primeira empresa no Brasil a comprar 100 unidades do e-Delivery
A suspensão do e-Delivey é pneumática, porém, apesar de ser opção para a distribuição de bebidas, esse caminhão atende a várias aplicações urbanas.
O gerente executivo da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus na Argentina, Federico Ojanguren, disse que é um orgulho a equipe ser a protagonista da venda do primeiro e-Delivery 100% no mercado argentino.
Apesar de o veículo ter sido entregue esta semana, ele é disponibilizado no país desde setembro de 2022. A Volkswagen Caminhões e Ônibus já havia anunciado que o início das vendas seria em 2023.
E-Delivery 4×2 disponibiliza três opções de entre-eixos
O e-Delivery na versão 4×2 e 11 toneladas de PBT, carrega até 6,3 toneladas de carga útil. Nesta opção, o caminhão é produzido com três distâncias de entre eixos: 3.300 mm, 4.000 mm e 4.400 mm.
O veículo foi desenvolvido e produzido no Brasil para o mercado interno e diversos países da América Latina. Por conta disso, o modelo rodou em testes no México, onde também é disponibilizado desde o ano passado.
A Guatemala já recebeu o VW e-Delivery. Em março deste ano, a Volkswagen entregou duas unidades para Coca-Cola Femsa daquele país. O modelo também está à venda também no Paraguai.
O VW e-Delivery foi projetado no Brasil e apresentado oficialmente em julho de 2021. As primeiras unidades do veículo foram distribuidashttps://ocarreteiro.com.br/featured/e-delivery-coloca-a-volkswagen-na-era-do-caminhao-eletrico/ em concessionárias de São Paulo e do Rio de Janeiro.
De acordo com a VWCO, o lançamento do envolveu investimentos de R$ 150 milhões. O valor incluiu o desenvolvimento e a preparação da fábrica para a produção do veículo.
Por fim, é provável que o próximo modelo e-Delivery a ser disponibilizado no mercado pela VWCO seja a versão de 17,3 toneladas de PBT. O início dos testes de campo foi anunciado em dezembro de 2022, no entanto, a montadora ainda não divulgou a data do lançamento.