ZF produz 100 mil transmissões para veículos comerciais leves

181

A produção de 100 mil transmissões ZFse refere ao modelo 6S480 de seis velocidades. Essa transmissão é utilizada principalmente em veículos leves que atuam no transporte urbano. Desse modo, atende principalmente a uma categoria de veículos em forte crescimento no Brasil.

Conforme disse Silvio Furtado, Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial ZF América do Sul, o segmento de veículos comerciais leves trouxe uma dinâmica acelerada à produção. Como resultado, hoje são produzidas mais de 100 unidades/dia da 6S480.

ZF comemora a produção de 100 mil transmissões produzidas no Brasil para veículos comerciais leves

Fábrica brasileira é a maior em produção

A maioria das 100 mil transmissões sairam da linha de montagem em Sorocaba/SP. Essa unidade começou a operar em 2016. E desde então, a maior das transmissões produzidas equipam vans de passageiros e de cargas no Brasil. 

Além disso, a fábrica brasileira se tornou o maior site de produção deste tipo de transmissão no mundo. Se encontra inclusive à frente da unidade da Hungria, que detém 30% da produção global da transmissão.

Aonda de acordo com Silvio Furtado, a transmissão 6S480 recebeu muitos aperfeiçoamentos ao longo dos anos. Como resultado se tornou referência em qualidade.

A S4890 é a transmissão mais produzida pela ZF no Brasil, conforme destacou Alexandre Brito, diretor de operações da ZF América do Sul. O executivo explicou que ela atingiu o maior número de produção da empresa nos últimos anos.

“Atualmente, completamos uma sequência de mais de 32 mil transmissões produzidas sem falhas.  Essa é uma marca diferenciada para qualquer linha de produção”, diz.

Transmissão com altos índices de qualidade

Silvio Furtado reforça que o alto volume de produção da 6S480 se deve principalmente ao perfil de aplicação, bem como os altos índices de qualidade dessa transmissão. A 6S480 é aplicada também em caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas, além de caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas. 

Essa transmissão apresenta funções como Hill Assist (assistente de rampa) e identificação de marchas. “A 6S480 oferece ao transportador uma série de benefícios relacionados à economia de combustível, conforto ao dirigir e melhor produtividade’, acrescenta o executivo.

Ainda de acordo com Silvio Furtado, a suavidade e precisão na troca de marchas também são atributos que fortaleceram o histórico de sucesso dessa caixa. 

“Trata-se de uma transmissão mais leve, com um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado que permitem maior precisão nas trocas de marchas.  Com isso, é possível que o motor trabalhe em uma faixa de rotação mais baixa, em sexta marcha, otimizando o consumo de combustível”, finalizou.