Do clássico A1600 até o futuro DAF CF Eletric Innovation. Foto: DAF

Os 90 anos de inovações será o de tema da DAF Trucks na IAA 2018 (Salão de Hannover) que ocorrerá entre os dias 20 e 27 de setembro, na Alemanha. Ela vai mostra do clássico DAF A1600 até o futuro caminhão elétrico DAF CF Eletric Innovation.

A DAF celebra seu 90º aniversário este ano. Começou como uma pequena oficina em Eindhoven, na Holanda, a empresa se tornou importante fabricante de caminhões da Europa e com sua primeira fábrica fora do Velho Continente, em Ponta Grossa, no Paraná.

A participação de mercado da DAF na Europa cresceu de 15,3% em 2017 para 16,5% no primeiro semestre deste ano. No Brasil, a empresa também não para de crescer é quer fechar este ano com 10% de participação de mercado em caminhões acima de 40 t de PBTC.

Assim como no Brasil. o CF e o XF são os principais modelos oferecidos nos países europeus. A marca reconhece que ainda precisa investir e crescer nos segmentos abaixo de 40 toneladas de PBTC.

Caminhão elétrico da inovação do CF

CF Electric é uma unidade de trator 4×2 com autonomia de 100 km. Foto: DAF

Juntamente com o LF, CF e XF, a DAF mostra um dos seus Innovation Trucks: o DAF CF Electric. A CF Electric é uma unidade de trator 4×2 desenvolvida para aplicações de distribuição de PBTC de até 40 toneladas em áreas urbanas.

O veículo usa a tecnologia E-Power da VDL para operação totalmente elétrica. O centro do powertrain inteligente é o motor elétrico de 210 kW (equivalente a 285 cv) que extrai energia da bateria de lítio de 170 kWh. A CF Electric tem um alcance de aproximadamente 100 quilômetros. Essa autonomia equivale a rodar com um caminhão convencional com um tanque de combustível de apenas 25 litros.

O carregamento das baterias pode ser realizado em 30 minutos, enquanto uma carga completa pode ser concluída em 1,5 horas. A primeira série de caminhões CF Electric será colocada em operação de teste de campo com os clientes neste ano.

Assista vídeo da posição da Mercedes-Benz sobre caminhões elétricos.

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).