Cada vez mais os transportadores estão fazendo a conta do total custo de propriedade que quanto o veículo custa para a empresa desde a aquisição até a venda após alguns anos de uso. O melhor valor de revenda não é garantia para o resultado, mas é uma informação muito importante, pois há muito significado nos veículos que desvalorizam menos.

E para conhecer os modelos que menos desvalorização, a Agência AutoInforme, em parceria com a revista “Frota &Cia” e a agência de comunicação Textofinal,  fez o estudo de depreciação a partir dos dados da pesquisa de mercado Molicar, comparando os preços dos modelos zero quilômetro no primeiro quadrimestre de 2015 e agora três anos depois. Os modelos com o menor percentual de desvalorização recebem o Selo Maior Valor de Revenda.

Os veículos foram divididos em duas grandes categorias (utilitários e caminhões) e depois em subcategorias. O Mercedes-Benz Sprinter 415 foi o grande vencedor da categoria Caminhões e o Renault Master foi o vitorioso na categoria Utilitários. Vale lembrar que todos os veículos de carga com PBT igual ou superior a 3.501 kg são considerados caminhões. O Sprinter 415 tem PBT de 3.880 kg, apesar da sua aparência de chassi cabine.

Segundo o jornalista Joel Leite, idealizador da certificação e diretor da Agência AutoInforme, O objetivo da certificação é estimular montadoras e importadoras a valorizar seus próprios produtos e preservar os investimentos de caminhoneiros autônomos e frotistas. É uma referência ao consumidor no sentido de melhor investir o seu capital.

Confira a desvalorização de três modelos em cada uma das subcategorias:

VEÍCULOS COM MENOR ÍNDICE DE DEPRECIAÇÃO

CAMINHÃO PESADO

DEPRECIAÇÃO

1º Scania G 440 6×4

-24,6%

2º Volvo FH 540 6×4

-25,5%

3º Mercedes-Benz Axor 3131 6×4

26,4%

CAMINHÃO SEMIPESADO

 

1º Mercedes-Benz Atego 2430 6×2

-18,9%

2º Scania P 310 8×2

-19,8%

3º Ford Cargo 1723 4×2

-20,7%

CAMINHÃO MÉDIO

 

1º Mercedes-Benz Atego 1419

-23,6%

2º Ford Cargo 1119

-23,9%

3º Mercedes-Benz Atron 1319

-24,0%

CAMINHÃO LEVE

 

1º Ford Cargo 816

-20,9%

2º Volkswagen Delivery 10.160

-22,2%

3º Mercedes-Benz Accelo 815

-22,4%

CAMINHÃO SEMILEVE

 

1º Mercedes-Benz Sprinter 415

-13,9%

2º Mercedes-Benz Sprinter 515

-15,2%

3º Iveco Daily CC45S17

-18,0%

CAMIONETA DE CARGA (chassi cabine)

 

1º Hyundai HR

-12,9%

2º Renault Master Chassi

-13,2%

3º Mercedes-Benz Sprinter Chassi

-13,6%

FURGÃO DE CARGA

 

1º Renault Master Furgão

-12,3%

2º Mercedes-Benz Sprinter Furgão

-14,1%

3º Fiat Ducato Cargo

-15,5%

FURGONETA DE CARGA

 

1º Fiat Fiorino

-14,7%

2º Fiat Doblò Cargo

-18,7%

3º Renault Kangoo Express

-22,9%

 

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).