A Stellantis já lançou a linha 2023 da Fiat Strada. Antes das novidades, entenderemos um pouco a origem e ‘os contextos’ que tornaram esta picape o sucesso que é, ao ponto, de intimidar a concorrência. A picape derivada de automóvel foi uma criação da engenharia brasileira localizada em Betim, Minas Gerais. Em 1978, a Fiat lançou a 147 Pick-up e, 44 anos depois desta invenção, a árvore plantada continua dando frutos, cada vez mais seguros e mais conectados com os seus usuários. Isso explica o fato da Fiat Strada ser o veículo comercial leve, picape ou automóvel mais vendido.

O sucesso da desta picape é provado pelos números de emplacamentos do Denatran, com 51.046 unidades no primeiro trimestre de 2022. Deste total, 36.309 foram vendas diretas (da fábrica para pessoa jurídica), ou seja, para o trabalho. Realmente, a Fiat Strada é um grande veículo de apoio para inúmeras atividades econômicas. Inúmeras porque tentei contar as atividades que a picape pode ser utilizada, e não teria tempo para encontrar todas, mas tenho certeza, que ela é muito útil no setor de transporte e de logística.

Se das 51.046 unidades emplacadas, 36.309 foram para pessoas jurídicas, temos 14.737 vendidas para pessoas físicas. Considerando que alguns compradores são profissionais autônomos que ainda não possuem um CNPJ, há muitas pessoas utilizando a picape como automóvel, comportamento muito comum nos Estados Unidos.

Por essas razões que as picapes estão se transformando em um veículo que une, até onde possível, o propósito do trabalho pesado com o cotidiano de uma pessoa ou uma família. Neste contexto, a Fiat Strada, no Brasil, foi a que mais conseguiu cumprir essa missão. Conta com seis versões para atender desde o trabalho mais pesado até o lazer. 

Fiat Strada 2023

Primeiramente, devemos compreender que a Fiat Strada passou por radical mudança em 2020, ganhando muitos novos equipamentos, principalmente, de segurança, e no final de 2021, foi a primeira do segmento a contar com a opção da transmissão automática CVT.

Por isso, considerando o contexto do segmento, a linha 2023 da Fiat Strada traz poucas novidades, mas não deixou de ser atualizada. Toda a gama ganha a inclusão da Fiat Flag nas etiquetas dos bancos (antes apenas as versões Volcano e Ranch possuíam). As versões Ranch e Volcano têm o ar-condicionado digital automático.

O sistema de carregamento de celular sem fio ‘Wireless Charger’ que era de série somente na Strada Volcano automática, é de série na versão com câmbio manual, melhorando a experiência com o multimídia de tela sensível ao toque de 7 polegadas (17,78 cm).

A Strada 2023 ganhará também uma nova cor em ambas as versões citadas acima: o cinza Strato, que estreou no SUV da Fiat, o Pulse, e agora chega para completar a gama de tonalidades da Strada. A cor reforça a exclusividade das versões topo de gama.

Leia a avaliação realizada sobre a nova geração da Fiat Strada, que já foi feita comparando com o único provável concorrente.

Fiat Strada vs VW Saveiro para as necessidades do setor de transporte

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).