Tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão otimizada da frota.

Quando uma transportadora ou embarcadora adere à plataforma, ela passa a ter acesso a todos os recursos que a Fretebras pode oferecer.

Depois de um prolongado período de crise e de uma recupe­ração econômica ainda tímida, eficiência o­peracional é a palavra de ordem entre transportadoras, pequenos frotistas e cami­nhoneiros autônomos. Desse modo, o ponto de convergência entre eles é fazer com que suas respectivas ope­ra­­­ções rendam mais.

Para isso, cabe aos pequenos frotistas e caminhoneiros autônomos, dentre outras posturas, buscar oportunidades de fretes de volta para suas viagens. Hoje, o calcanhar de Aquiles desse segmento tem sido conseguir viagens de volta carregadas. Com elas, toda a cadeia economizaria em tempo e despesas operacionais, além de ga­nhar com a conservação de seus caminhões e das estradas.

No entanto, quando olhamos às transportadoras, enxergamos um cenário um pouco mais complexo. Para que elas consigam criar e sustentar suas grandes estruturas, é necessário rea­lizar investimentos consideráveis, além de arcar com grandes despesas operacio­nais. Do contrário, não é possível manter suas frotas e profissio­nais em ati­vidade. Como, por exemplo, quando as transportadoras absorvem demandas maiores do que podem rea­lizar ou o contrário, que também é recorrente.

Pensando em ajudar na otimização dessas operações, a Fretebras reuniu em seu site uma base com mais de 300 mil caminhoneiros, espalhados por todo o país. Esses motoristas são cadastrados após um processo de validação, o que ajuda a garantir um ambiente seguro e qualificado para a geração dos negócios.

Quando uma transportadora ou embarcadora adere à plataforma, ela passa a ter acesso a todos os recursos que a Fretebras pode oferecer. Desde o acesso ao site propriamente dito, até à central do assinante, passando por uma equipe de atendimento dedicada, que oferece suporte em cada momento da negociação.

Dentro do site, o assinante pode publicar quantas cargas quiser, buscar por caminhoneiros em qualquer região do país (uma espécie de frota virtual), visualizar informações de rotas, custos de fretes ofertados (o que ajuda na tomada de decisão nas negociações), médias de custo pelo transporte do produto em uma rota específica, além de acessar outras funcionalidades. Com esses dados na mão, gerar eficiência operacio­nal passa a ser uma tarefa muito mais acessível.

Atualmente, o site conta com mais de 250 mil fretes publicados e 133 mi­lhões de consultas todos os meses. Além disso, de acordo com os dados monitorados pela plataforma, cerca de 95% das cargas publicadas são visualizadas ao menos uma vez por algum caminhoneiro, o que aumenta a chance da transportadora conseguir um veículo para o transporte.

Para conhecer o site da Fretebras, acesse: https://pagina.fretebras.com.br/publicar-carga-para-frete. Fro­tistas leitores da Transporte Mundial ga­nham 50% de des­conto no pagamento da primeira assinatura com o cupom FBTM50. (Cupom válido de julho a outubro/19).

*Conteúdo customizado produzido para a Fretebras.