A crise seguida pela queda livre nas vendas de caminhões não impediu que a MAN Latin America registrasse um ótimo número de emplacamento do caminhão leve Volkswagen Delivery 8.160. O caminhão, com configuração de eixo 4×2, chegou ao topo de vendas em 2016, com 3.183 unidades emplacadas. Isso significa 24,2% do segmento de leves e 6,3% do mercado total de caminhões, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Indicado para entregas urbanas que exigem agilidade e para transporte intermunicipal, o veículo possui três relações de redução: 4,30:1 de série, 4,10:1 e 4,63:1 opcionais.

Especificações

Esse Volkswagen possui motor Cummins com potência de 160 cv a 2.600 rpm e torque de 61,2 mkgf de 1.300 a 1.700 rpm. Trata-se de um propulsor de 3,8 litros com sistema de pós-tratamento de emissões (SCR) baseado na utilização de Arla 32 e atendendo à legislação Proconve P7, equivalente à Euro 5. O turbo de duplo estágio, segundo a engenharia da MAN, reduz em torno de 30% o número de trocas de marchas, o que para o condutor é um atributo a mais.

A transmissão é ZF S5420HD, manual de 5 velocidades. O acionamento a cabo traz mais conforto e precisão nas trocas de marcha, diminuindo o esforço de trocas e também de ruído interno, oferecendo mais conforto e facilidade para o motorista que transita no ciclo urbano e rodoviário.

O caminhão tem entre seus maiores predicados a cabine espaçosa em função da cabine estendida, o que garante a bordo banco duplo para os passageiros. O conforto também está presente graças ao conceito Advantech em que o veículo possui de série vidros, travas e ajustes dos retrovisores controlados eletronicamente.

Sua capacidade de carga útil é de 5.040 kg, razão de o modelo ser escolhido para o transporte de bebida e estar entre os preferidos do pequeno frotista. A fácil manobrabilidade é outro atrativo do modelo e por isso tem conquistado espaço nos grandes centros urbanos.

O Volkswagen Delivery 8.160 tem preço sugerido de R$ 165.682.