O segmento de coleta e compactação de resíduos agora conta com opções de caminhões mais sofisticados, do ponto de vista técnico. Em 2012, com a chegada da P7, a MAN Latin America introduziu o Constellation 17.280 Compactador Avantech com câmbio automático.
Inicialmente, o modelo foi lançado para atender às operações da Solví – holding controladora de empresas de resíduos, saneamento e valorização energética e engenharia. Mas as atividades deram tão certo na Solví, que a MAN passou a oferecer o modelo para o mercado, sendo a primeira a introduzir a opção da transmissão automática nesse perfil de operação.
A compactação de resíduos é uma das atividades que mais danifica os caminhões devido à severidade. É uma operação cujo caminhão roda em baixa velocidade e que anda e para excessivamente, tendo de fazer muitas trocas marchas, causando desgastes prematuros ao sistema de embreagem. Além disso, nos centros urbanos há regiões de muitos aclives e situações em que controlar o limite de carga é complicado.
O Constellation 17.280 é equipado com motor D08 36 280, de 6 cilindros, com potência de 275 cv a 2.300 rpm e torque de 107 mkgf de 1.100 a 1.750 rpm que, para atender a norma de redução deemissãoP7,usa a tecnologia EGR (de recirculação dos gases de escape), sem a necessidade do Arla 32. A transmissão automática que completa o trem de força é a Allison S3000.
Desenvolvido com chassi reforçado, o modelo possui protetor de radiador, escape vertical, opção de banco para três passageiros, espelhos retrovisores com duplo foco, espelho auxiliar de manobra e 3º eixo instalado na frente do eixo de tração (para não perder a tração em vias de difícil acesso e de muitos aclives).
Tamanho sucesso que o modelo está fazendo na operação, a MAN lançou este ano o 17.260 também com transmissão automática Allison S3000 para coleta e compactação de resíduos. Uma alternativa da montadora aos operadores que não precisam de potências mais elevadas. Ambos os veículos podem ser configurados 4×2 ou 6×2.
A ORIGEM
A introdução da caixa automática nesse segmento aconteceu em 2009, quando de forma inédita a MAN introduziu a transmissão no 17.250, justamente para atender a uma necessidade da Solví. Não por acaso, em 2015, a marca fechou com 47% do mercado de caminhões para coleta de resíduos.
TENDÊNCIAS
O Atego 1729 4×2 Coletor de Lixo foi lançado no mercado no final do ano passado com câmbio automático de 9 marchas. O modelo pode receber a instalação do 3º eixo por fabricantes do mercado, possibilitando a montagem de compactadores de até 19 m³. O caminhão é equipado com um trem de força Mercedes, com motor de 6 cilindros e 286 cv de potência e 114 mkgf a 1.200 a 1.600 rpm de torque.
A Ford também apresentou no mercado este ano o Cargo 1723 Torqshift Kolector. O veículo possui transmissão automatizada de 10 velocidades, e pode ganhar alguns atributos vantajosos para o condutor como ar-condicionado, banco com suspensão a ar, vidros elétricos e rádio MP3. O motor é o Cummins ISB6.7 de 6 cilindros em linha,que desenvolve 230 cv a 2.300 rpm e potência e 83,7 mkgf de 1.100 a 1.800 rpm.