As mulheres condutoras formadas pela Fabet para o transporte de carga no último mês de março são novas profissionais beneficiadas por um novo modelo de parceria com empresas apoiadoras. A iniciativa foi no mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Abaixo, conheça as oito mulheres certificadas com a solidariedade da Ambev e do Grupo Imediato e que serão contratadas para o time de logística dessas empresas. Com elas, a Ambev aumenta em 27% o quadro de motoristas profissionais mulheres.

 Fabet já atua fortemente nos treinamentos de segurança e eficiência dentro dos operadores logísticos e tem na sua agenda programas de formação de condutores para os diferentes perfis de operação. Agora, também disponibiliza sua estrutura física, laboratorial, metodológica, pedagógica e de caminhões modernos e tecnológicos para formar mulheres em turma especificas, tanto para o transporte de cargas, como veículos articulados e biarticulados.  

Entrevista

Nesta ocasião, também aproveitamentos para mostrar a política da Ambev para alcançar igualdade de gênero com seis perguntas respondidas pela maior cervejaria do Brasil:

  1. A Ambev já tem a política de diversidade e inclusão na cultura dela. Especificamente sobre o incentivo para a profissionalização de mulheres como motoristas de caminhões qualificadas pela Fabet, qual a visão da Ambev sobre a mulher neste papel tradicionalmente exercido pelo homem?

R: Felizmente, essa é uma agenda muito trabalhada por aqui. Uma das nossas frentes de atuação na diversidade é o trabalho para aumentar a equidade de gênero na companhia. Há alguns anos, demos início a um trabalho de rastreamento da evolução de carreira para identificar em quais áreas da companhia há um percentual menor de mulheres. Seguimos acompanhando esse tracking e observamos um aumento no percentual de representatividade feminina em todos os cargos. Ainda assim, tanto interna quanto externamente, passamos a adotar iniciativas direcionadas ao público feminino, oferecendo mais vagas e realizando pesquisas. Também colocamos em prática um plano de ação para garantir que as mulheres tenham oportunidade de chegar a cargos mais altos e outras ocupações.

Aqui na Ambev, a gente acredita que é por meio de um ambiente diverso que as pessoas se sentem mais confiantes e à vontade para propor novas ideias. Por isso, temos a missão de aumentar a diversidade dentro da companhia e, consequentemente, gerar um impacto positivo na sociedade trabalhando o protagonismo feminino em setores que lhes dão pouca visibilidade. O trabalho com a Fabet e a Grupo Imediato é mais um passo importante na construção dessa jornada que está só começando de elevar o nosso ecossistema de operadores logísticos e transportadores.

  1. A perspectiva da Ambev é aumentar a igualdade de gênero na logística, incluindo os parceiros? Existe uma meta definida?

R: Sim. Há alguns anos, a Ambev tem vivido uma transformação do negócio, assim como uma evolução cultural profunda, que passa pela revisão da matriz de crescimento orgânico, fomentada por criatividade e inovação, que demandam novos comportamentos e novas capabilidades nas frentes em que atua, inclusive em Logística.

Um movimento muito forte dessa jornada foi a nossa aproximação com o ecossistema, em que nos conectamos muito mais com nossos fornecedores, donos de ponto de venda, comunidades e toda cadeia dentro da nossa plataforma. E temos evoluído na forma de trabalhar com as pessoas, nos tornando mais digitais, flexíveis e colaborativos, montando um ambiente de trabalho saudável e diverso, também falando sobre equidade racial e de gênero. Nosso mindset é sempre buscar 50/50 nos processos seletivos. Isso não quer dizer que sempre conseguiremos admitir 50/50, mas garantimos chances iguais para todos desde o momento de seleção.

Dentro do nosso ecossistema de operadores logísticos e transportadores, especificamente, estamos começando um projeto piloto para ativar esses programas de forma mais direcionada, contando também com a parceria que temos com a FABET, instituição de ensino especializada na formação e aperfeiçoamento técnico e comportamental de profissionais para o setor do transporte.

Contando também com a parceria que temos com a FABET SP, instituição de ensino especializada na formação e aperfeiçoamento técnico e comportamental de profissionais para o setor do transporte. Instituição que já atua fortemente nos treinamentos de segurança e eficiência dentro dos operadores logísticos e que tem na sua agenda programas de formação de condutores para os diferentes perfis de operação e que agora disponibiliza sua estrutura física, laboratorial, metodológica, pedagógica e de caminhões modernos e tecnológicos para formar mulheres em turmas especificas, tanto para o transporte de cargas, considerando veículos furgão, VUC, truck, bem como veículos articulados e biarticulados.

Esse programa em parceria com a Fabet e um dos nossos transportadores parceiros de longa data, o Grupo Imediato, tem o objetivo de viabilizar a inserção das mulheres dentro do transporte de cargas, uma vez que acreditamos que mulheres motoristas não devem ser a minoria. Juntos, avançaremos nessa equidade dentro do nosso negócio.

  1. Outra cultura da Ambev é a colaboração para impulsionar a evolução dos parceiros. Como é a aceitação da mulher pelos parceiros na prestação de serviços de transporte e logística?

R: Dentre as nossas práticas, sensibilizamos e capacitamos nossos parceiros em princípios de igualdade e não discriminação. Atualmente, estão capacitados entre 50% e 75% de toda nossa cadeia de fornecedores. Além disso, expandimos nosso trabalho para a promoção da diversidade e inclusão como critério na contratação, homologação ou avaliação de fornecedores, dando apoio técnico aos profissionais para que aspectos relacionados a não discriminação e à promoção da diversidade e inclusão estejam contemplados nas políticas e processos de fornecedores.

  1. Quais os benefícios que a Ambev já mensurou com os investimentos na capacitação de motoristas ao longo dos últimos anos, considerando a igualdade de gênero?

R: Além do tracking de carreira focado em mulheres, citado anteriormente, nós fazemos um monitoramento e auxiliamos na gestão de engajamento dos colaboradores por meio da realização de Pesquisa de Clima, com mais de 90% de aderência, cobrindo temas como ambiente de trabalho, diversidade, remuneração, relações interpessoais, entre outros. Sabemos que a jornada é longa, mas há um tempo estamos colhendo bons resultados dos compromissos que firmamos em todas as nossas áreas.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa recente publicada por uma consultoria em excelência de gestão corporativa comprovou que as empresas com maior participação feminina têm mais chances de obter melhores resultados quando se comparada à média do setor em que atuam. Em logística não poderia ser diferente. O aumento da participação feminina incide no ambiente de trabalho, contribui para novas formas de pensar, estimula a inovação e resulta na qualidade das decisões tomadas dentro e fora da companhia.

  1. Já existe experiência com motoristas mulheres? Se sim, qual a percepção?

R: Já temos mulheres em nosso quadro de funcionários, porém, entendemos que, antes de inserir mais mulheres, temos que aprender com elas sua jornada e temos que humanizar o ambiente de trabalho para recebê-las – desde o conforto do uniforme utilizado, passando pela ergonomia da atividade, horário de trabalho, locais para necessidades de descanso e, por fim, a interação entre gêneros.

  1. O que representa a logística para os negócios da Ambev e qual é a contribuição da mulher no transporte dos produtos?

R: Um dos grandes cases da Ambev é a excelência na logística. Temos uma das maiores capilaridades logísticas do Brasil que conta, atualmente, com 100 Centros de Distribuição e 40 Centros de Distribuição Urbanos. Nossa estratégia de atuação no setor fortalece e favorece nossa conexão entre parceiros e ecossistema, aumentando a sinergia e conveniência para os clientes e consumidores.

Esse trabalho só foi possível devido ao ponto principal da área: nossos times. E, com eles, a participação das mulheres nos nossos diversos setores, não só o transporte de produtos, vem para enriquecer a visão de mundo e compreender que os temas podem ser observados e compreendidos a partir de diferentes perspectivas e pontos de vista. Em outras palavras, nos permite rever conceitos, estimular o pensamento crítico e aprender de forma mais ampla e com mais qualidade.

A FABET

A FABET é uma instituição especializada em formar e especializar mulheres condutoras formadas para distribuição urbana e transporte de cargas em caminhões articulados e biarticulados. Mais de 25 anos dedicados à educação para o setor, com uma equipe de apoio que acolhe, acompanha e cuida. Disponibiliza uma estrutura física adequada, com alojamentos próprios, refeitório, quadro docente especializado e multidisciplinar, metodologia humanizada, baseada nos pressupostos andragógicos, com aulas práticas de laboratórios e em veículos modernos, e conta ainda com um setor de egressos que indica para o mercado de trabalho. Formação, inclusão, igualdade de gênero, respeito e apoio para ingressar no transporte, você mulher encontra na FABET.

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).