Muitas empresas de e-commerce estão adotando soluções de eletromobilidade para as entregas ao consumidor final. O termo é conhecido na logística como “last mile” (último quilômetro em tradução livre). Obviamente não é o último quilômetro, e sim, os últimos.

Os veículos elétricos têm sido eleitos para esta tarefa, entre eles, bicicletas, scooters, furgões e caminhões leves e médios. Tanto que o maior projeto do mundo está sendo realizado pela AmBev.

Estão nos planos da AmBev ter 1.600 caminhões elétricos, que serão abastecidos por energia solar. Já são mais de 100 caminhões VW e-Delivery em operação. A Coca-Cola segue os mesmos passos.

Para citar mais um exemplo, temos o Grupo RD. O grupo administra a maior rede de farmácias do Brasil, a Raia e Drogasil. É uma das maiores do mundo, com cerca de 2.600 lojas e 11 centros de distribuição. Os responsáveis pela logística estão investindo no uso de bicicletas e motos elétricas para o “last mile”, e começaram a testar caminhões elétricos para distâncias de até 100 km.

Two Dogs

 

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Last mile pode ser realizado com bicicleta convencional transformada em elétrico

O investimento em eletromobilidade está sendo experimentado por muitas empresas. Escolher um fornecedor capacitado é muito importante. No caso de veículos de duas rodas, a Two Dogs se propõe com algumas soluções.

Além de oferecer bicicletas, patinetes e skates, veículos bastante eficientes para o “last mile”, a empresa oferece kits para a transformação de bicicletas convencionais em elétricas. Esta solução pode ajudar muitas empresas que possuem frotas de bicicletas tradicionais em veículos de entrega mais eficientes.

O kit conta com bateria de lítio, computador de bordo e acelerador de dedos, e podem ser instalados em bicicletas comuns de aro 20, 26 ou 29.

Lucas Zeferino, head de marketing da Two Dogs, explica que o primeiro passo antes de efetuar a compra do kit elétrico é conferir se não existe algum empecilho no tamanho e formato da bicicleta.

Em seguida, você deve analisar a necessidade de uso para definir a potência que será inserida no seu veículo.

Ainda conforme o head de marketing da empresa, cerca de 90% das bicicletas existentes no mercado atualmente podem ser convertidas em equipamentos elétricos.

Ford Pro

A fabricante de veículos Ford é uma das referências no desenvolvimento de veículos comerciais para o “last mile”. A Ford Transit é um dos furgões mais vendidos no mundo, e mais comercializado na Europa, e vem ganhando muito espaço. Até o final deste ano, o Transit Elétrico será lançado.

A empresa acaba de anunciar o lançamento de uma inédita picape de segunda geração totalmente elétrica para chegar ao mercado em 2025. O projeto é designado por T3. Quem não se lembra do Ford T. Para isso, ela está construindo uma mega fábrica nos EUA, em Tennessee. Lá serão produzidos 500.000 picapes e o investimento é equivalente a R$ 28,4 bilhões.

Ford BlueOval City Construcao Mar2023 01
Last mile: Ford vai aumentar a oferta de picapes elétricas
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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).