A marca da estrela começa bimestre na liderança, e DAF ultrapassa VWCO. Os números de emplacamentos mostram o crescimento da Mercedes-Benz Caminhões sobre a constante líder do segmento, a Volvo. Também mostra o crescimento da DAF sobre a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO).

Mercedes-Benz

O segmento de caminhões pesados teve crescimento de 18,6% de crescimento no primeiro bimestre de 2022.

Analisar os números não é simples, pois as estatísticas de emplacamento da Anfavea e Fenabrave seguem padrões diferentes, principalmente, no tratamento de dados entre as marcas, com exemplos reais a partir dos relatórios oficiais da Anfavea e da Fenabrave.

A Mercedes-Benz Caminhões encerrou o primeiro bimestre de 2023 com 2.706 caminhões pesados vendidos. O crescimento dela é de 64% em relação ao mesmo período de 2022.

São 212 caminhões pesados da marca da estrela a mais do que a líder anterior, a Volvo, com perda de 9,1% do mercado, segundo a Anfavea.

Agora, vamos entender por que o Volvo FH 540 é o líder entre os 10 pesados mais vendidos, e o Mercedes-Benz 2651 é o quarto lugar. Tudo é uma questão de critérios para estatísticas.

Há erros na formação do fornecedor da lista. Nos números do FH 540 estão incluídas diferentes versões, como 6×4, 6×2, 4×2 e especiais, todos com o motor de 540 cv. No caso do Mercedes-Benz Actros 2651, está somente o modelo 6×4.

O portfólio da Mercedes-Benz é diferente da gama de modelos da Volvo, mas quem faz o ranking da Fenabrave não leva isso em consideração.

Na Mercedes-Benz, há diversos modelos pesados que fazem a composição do total de caminhões pesados vendidos. No caso da Volvo, a composição é diferente.

DAF Caminhões

O mesmo ocorre com a DAF. Ela ultrapassou a VWCO no total de pesados emplacados, com 1.180 unidades do XF e CF, incluindo todas as versões.

Renavam

Renavam é a sigla para “Registro Nacional de Veículos Automotores”. Trata-se de um número único e exclusivo, composto por onze dígitos, que identifica cada veículo registrado no Brasil.

Esse registro é feito pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e tem como objetivo manter um controle eficiente sobre a frota de veículos em circulação no país, facilitando a identificação e o rastreamento dos automóveis em caso de roubo, furto, acidentes ou outras situações que exijam a sua identificação.

O Renavam também é utilizado para registrar as informações sobre licenciamento, IPVA, multas e outras obrigações relacionadas ao veículo.

No caso das estatísticas que formam os rankings da Anfavea e Fenabrave, os especialistas na área recebem muitos códigos do Denatran e o resultado depende da interpretação desses códigos.

De qualquer forma, os rankings da Fenabrave e da Anfavea nos dão uma ideia independente do mercado de emplacamento de veículos no Brasil, pois as marcas, que também recebem os mesmos dados, interpretam da melhor forma para elas.

Caminhão Escola Avançado

Para os motoristas, a formação no curso presencial Caminhão Escola Avançado, realizado pela Fabet. Para as empresas, é uma garantia para aumentar a eficiência da operação de transporte com o aumento da segurança, redução de consumo de combustível e dos custos de manutenção.

A turma será realizada nos dias 10 a 14 de abril. O treinamento no Caminhão Escola Avançado é um curso que especializa profissionais experientes com foco na mudança de comportamento, redução dos custos de operação, aumento da produtividade e disponibilidade, uso correto das tecnologias embarcadas e agregadas e o maior dos desafios que é a segurança e a busca do ZERO ACIDENTE.

O período de inscrição vai até 7 de abril. A inscrição pode ser realizada através do telefone ou converse com FABET SÃO PAULO. As vagas são limitadas, portanto, é importante realizar a inscrição o quanto antes. 

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A Mercedes-Benz apoia a Fabet
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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).