A nova série XD da DAF foi eleita Caminhão Internacional do Ano 2023 por um júri composto por 24 jornalistas e editores especializados, representantes das mais prestigiadas revistas do setor em países europeus. Harald Seidel, Presidente da DAF Trucks, recebeu o prestigiado galardão durante o dia destinado à imprensa do Salão IAA Transportation que decorreu em Hannover, na Alemanha.

Com um total de 134 votos conquistados, a nova gama de distribuição do construtor neerlandês levou de vencidos outros produtos igualmente evoluídos e competitivos, como a nova gama de motores Super da Scania e ainda o Mercedes-Benz Actros equipado com a terceira geração do motor OM 471. Tendo por base as regras padrão do Prémio do Caminhão Internacional do Ano, o consagrado galardão anual vai para o caminhão lançado no mercado nos últimos 12 meses que conseguirá contribuir de forma mais eficiente para o transporte rodoviário. Esta escolha tem por base diversos critérios como a inovação tecnológica, conforto, segurança, manobrabilidade, economia de combustível, pegada ambiental e ainda o TCO (Total Cost of Ownership). Com o mesmo DNA também nova geração de caminhões pesados XF, XG e XG+ da DAF, o novo XD tirou vantagem da nova legislação europeia sobre pesos e dimensões. O resultado é uma gama de veículos que melhora drasticamente a visibilidade direta para o exterior (um fator chave nos modelos de distribuição), o espaço na cabina, a aerodinâmica, a economia de combustível, a segurança ativa e passiva e o conforto do condutor. 

Durante vários testes de condução realizados nos Países Baixos, os jornalistas participantes do Júri do Caminhão Internacional do Ano, apreciaram a posição de condução e a visibilidade em redor da cabina, o para-brisas curvo, as janelas laterais mais baixas e ainda a janela colocada na porta do passageiro que evita o ângulo morto. Estas caraterísticas, em conjunto com o opcional conjunto de câmaras que substitui os tradicionais retrovisores e o espelho de esquina, melhoram a segurança dos utilizadores mais vulneráveis de estradas cada vez mais congestionadas. Os mesmos jornalistas ficaram agradados com as prestações do novo e altamente eficiente motor que tem por base o seis cilindros em linha de 11 litros Paccar MX-11, acoplado a uma caixa automatizada ZF TraXon com capacidades preditivas. Resumindo a votação, o Presidente do Júri do Caminhão Internacional do Ano, Gianenrico Griffini afirmou: “com a chegada da nova série XD, a DAF passa a dispor de uma família de caminhões de distribuição de topo e que passa a ser referência na indústria dos veículos pesados. A nova Série XD é ainda uma plataforma válida para as novas gerações de caminhões elétricos (BEV´s) que serão apresentados no Salão IAA Transportation”.

Sobre o IToY

O Prémio Caminhão Internacional do Ano (ItoY) surgiu em 1977, lançado pelo jornalista britânico e lendário editor da revista Truck, Pat Kennett. Atualmente, os 24 jurados do IToY representam as mais conceituadas revistas de veículos comerciais de toda a Europa. Nos últimos anos, o Grupo IToY foi crescendo e estendeu a sua esfera de influência com a integração de membros associados representantes de outros mercados em expansão, como a China, Índia, África do Sul, Austrália, Brasil, Japão, Irão, Nova Zelândia, Israel e Malásia. Juntos, os leitores das revistas dos 24 jurados permanentes do ItoY, bem como das que pertencem aos oito membros associados, ultrapassam a milhão de tiragem das revistas.

Sobre a Dekra

O grupo do IToY quer agradecer à Dekra por reunir de forma independente todos os votos dos membros do júri e certificar o resultado final deste prémio. A história de Dekra começa precisamente com o automóvel. Em 1925, foi fundada em Berlim a Deutsche Kraftfahrzeug-Überwachungs-Verein e.V para garantir a segurança rodoviária de um rápido desenvolvimento da mobilidade. Atualmente, as oito divisões de Serviço da Dekra oferecem um amplo portfólio de serviços para reforçar a segurança na estrada, no trabalho e em casa, divididas por 60 países espalhados pelo cinco Continentes. A Dekra emprega, atualmente, cerca de 44.000 pessoas e gera uma faturação anual de cerca de 3,4 mil milhões de euros.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).