A Ecomondo, uma das maiores feiras de sustentabilidade do mundo, foi palco para o lançamento da nova geração da Daily elétrica. Movida 100% a energia limpa e renovável, segundo a Iveco, a Daily adota o conceito Zero Emissão, se tornando uma opção menos danosa ao meio ambiente, principalmente de grandes centros urbanos.
Segundo a fabricante, uma série de mudanças fizeram com que a bateria da Daily tivesse um rendimento 20% superior e o seu peso reduzido fez com que o modelo pudesse receber até 100 quilos a mais de carga útil, se comparado à versão anterior. Na configuração com três baterias, o elétrico alcança 280 quilômetros de autonomia. Outra novidade que o veículo possui é a opção de o condutor decidir qual freio vai utilizar, por meio da frenagem regenerativa.
Dependendo da condição da estrada, o condutor pode selecionar o mais adequado, contribuindo na redução do consumo de energia e ampliando a autonomia. Assim como a frenagem, o estilo de condução também está ao gosto de quem dirige, sendo dividido em duas opções: Eco e Power.
No modo Eco, o torque do motor é ajustado para minimizar o consumo de energia, sem impor qualquer limite de velocidade máxima. Na opção Power, o motorista aproveita toda a potência do motor. O interior do modelo também ganhou novas funcionalidades, já que agora conta com um GPS em formato tablet, destacável. Voltado às operações comerciais, a gama Daily é disponibilizada em quatro versões: 3,5, 4,5, 5,5 e 7 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), além de toda a linha Minibus (passageiros) e elétrica.
Recentemente, a Iveco trouxe para o Brasil a versão antecessora do Daily Elétrico, no qual a equipe da TRANSPORTE MUNDIAL pode rodar e conhecer as qualidades e limitações do modelo. A inclusão do elétrico no portfólio da Iveco Bus América Latina deve tardar, principalmente levando em conta as dificuldades que o mercado de veículos vem passando na região, mais precisamente no Brasil e na Argentina, que junto com o México são os maiores mercados automotivos da América Latina.