Daily Elevittá é aposta de acessibilidade da Iveco

90

Se antecipando à obrigatoriedade da Lei de nº 13.146 que, entre 2017 e 2018, vai exigir que todos os veículos que realizam o transporte público de passageiros sejam acessíveis às pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida (cadeirantes, obesos e idosos, por exemplo), a Iveco apresentou o Daily Elevittá que, segundo a fabricante, é o primeiro modelo M2 (veículo para transporte de passageiros com mais de oito lugares, além do condutor, com PBT inferior ou igual a 5 t) do mundo com este tipo de dispositivo.


A grande novidade do Daily é o dispositivo de poltrona móvel, criado pela empresa brasileira Elevittá, que, ao toque de um botão, aciona uma poltrona para o lado de fora do veículo, deixando o assento acessível às pessoas com mobilidade reduzida ou PCD (Pessoa com Deficiência).     

O Daily Elevittá é constítuido sob a plataforma do modelo 50C17, e, inicialmente, vai ser disponibilizado na configuração 18+1 — três passageiros com dificuldades de locomoção, 15 passageiros e o motorista. Além disso, o porta-malas do Daily tem espaço para carregar até duas cadeiras dobráveis, além de objetos como bengalas. Conheça todas as características do modelo na edição 157 da revista TRANSPORTE MUNDIAL.