Eaton apresenta nova família de transmissões automatizadas

146

A Eaton lançou uma família de transmissões automatizadas para caminhões e ônibus na faixa de 8 a 45 toneladas de PBT. A nova linha é identificada pelo nome Advantor e inclui três modelos com 6, 8 e 10 velocidades para aplicação em caminhões e ônibus.

Família Eaton Advantor é formada por transmissões automatizadas de 6, 8 e 10 marchas

As transmissões  Eaton da família Advantor foram desenvolvidas no Brasil e serão produzidas na unidade de Valinhos/SP. Segundo a fabricante, a nova linha foi criada com foco nas condições de operação no País. Assim, os novos produtos atendem às aplicações rodoviárias, urbanas e vocacionais.

Transmissões Eaton focam a robustez, eficiência e economia de combustível 

De acordo com o diretor de negócios da companhia, Sérgio Kramer, o desenvolvimento da família Advantor teve também como foco a entrega de maior robustez, eficiência, economia de combustível e sustentabilidade. Além disso, entre os benefícios consta também a redução de consumo de combustível entre 10% e 20% em relação às versões manuais.
 

A transmissão Advantor 6 (de seis velocidades) direciona-se a caminhões leves e micro-ônibus para até 14 toneladas de PBT. Além disso, a Eaton oferece essa unidade também na versão manual, com a mesma base mecânica e torque de 700 Nm.

Por outro lado, a Advantor 8 entrega um torque de 1300 Nm. Além disso, ela mantém as características técnicas da unidade de 6 velocidades. A Eaton foca a aplicação dessa transmissão em ônibus médios de 15 metros e até 23 toneladas de PBT. Em outras palavras, ela foi desenvolvida para ônibus urbanos, escolares, rurais e de fretamento.

Eaton Advantor de 10 velocidades atende veículos de até 45 toneladas

Já a transmissão Advantor 10 (de 10 velocidades) e 1.300 Nm é direcionada a caminhões médios, semipesados e pesados de até 45 toneladas de PBT. Além disso atende as configurações 6×2 e 8×2, além de vocacionais 6×4 e 8×4.  Assim como as outras duas versões, a Advantor 10 mantém sinergias com a versão manual.

De acordo com a fabricante, entre as principais características das transmissões da família Advantor constam redução de consumo de combustível e o dobro da vida útil da embreagem.

Essa performance considera a comparação das transmissões automatizadas com transmissão manual. Outros itens destacados são menos troca de óleo e padronização de componentes de automação.

Transmissões Eaton Advantor utilizam componentes comuns na automação

As três transmissões utilizam componentes comuns na automação, com redução de complexidade, aumento de robustez e melhora do desempenho. Entre outras características técnicas, a Eaton destaca o Atuador XY de tamanho reduzido e customizado para ônibus, além do Atuador de Embreagem Linear Pneumático com maior robustez.

Outros destaques da série Advantor são o Freio de Inércia otimizado para reduzir espaço e proporcionar melhor engate e dirigibilidade. A empresa cita também a unidade de Controle Eletrônico com alta velocidade de processamento, mais memória etc.

Uso de transmissões automatizadas em veículos médios e leves vai crescer

Sérgio Kramer afirma que a aplicação de transmissões automatizadas nos veículos comerciais leves e médios irá crescer no País. Ele justifica que esse movimento está ligado diretamente ao TCO das empresas de transporte e também à atual dificuldade de contratação de motoristas.

A Eaton tem frota de veículos para transportadores e clientes OM experimentarem as transmissões

O presidente do Grupo Mobility e Corporativo da Eaton América do Sul, Antonio Galvão, diz que o Brasil é o primeiro mercado a ter a nova família de transmissão automatizada. O executivo acrescenta que já se faz análises para a introdução em outros mercados. Tecnicamente, as novas caixas têm 70% de índice de conteúdo local.

Antonio Galvão acrescenta que as novas transmissões estão despertando interesse por parte dos clientes convidados para conhecê-las durante a 4ª edição do Eaton Experience. O evento foi realizado na fábrica de Valinhos/SP esta semana e reuniu transportadores e representantes de montadoras de veículos pesados.

A Eaton tem uma frota de caminhões e ônibus destinada à experimentações de  transmissões e  também de outros componentes por ela produzidos. Ademais, o executivo observa que os veículos utilizados para as demonstrações não têm qualquer relação com o fornecimento das novas transmissões.

Por último, a Eaton Corporation se posiciona como uma das maiores empresas de gerenciamento inteligente de energia do mundo, com clientes em mais de 175 países. A organização foi fundada em 1911 nos EUA e tem quatro fábricas no Brasil.

Os veículos da Eaton utilizados para as demonstrações não têm qualquer relação com o fornecimento das novas transmissões

As plantas estão localizadas em Valinhos, Mogi Mirim, São José dos Campos, no Estado de São Paulo, e Caxias/RS. Em 2023, a Eaton Corporation reuniu as quatro plantas no Grupo Mobility, com atuação nos setores automotivo e agrícola.

O foco do Grupo Mobility é o desenvolvimento de transmissões automatizadas e manuais. Também produz embreagens, válvulas sólidas e ocas e válvulas antipoluentes ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery).

As válvulas  ORVR são aplicadas em tanques de combustível de veículos flex para reduzir a emissão de vapores tóxicos.