A edição 178 que está nas bancas de jornais e digitais tem o tema “Novidades Mundiais Sem Diesel”. Confira o editorial desta edição sobre essa mudança de foco da principal feira de veículos comerciais do mundo, o IAA (mais conhecido como Salão de Hannover):

De coadjuvantes para protagonistas

CapaTM178O conhecido Salão de Hannover — ou IAA Commercial Vehicles como é chamado pelos organizadores — tem na edição deste o sentido da virada de chave do diesel para as fontes de energias menos poluentes, como os combustíveis alternativos e a eletricidade. Por que virada de chave se veículos elétricos e movidos a gás existem há décadas? Isso é verdade! Mas não se apresentavam viáveis economicamente e nunca na história foram empregados tantos esforços para que sejam realidade daqui para o futuro de curto e médio prazo. A virada de chave está neste esforço, seja por pressão de ambientalistas, governantes, consumidores e pela própria conscientização dos responsáveis pelas decisões dos fabricantes de caminhões e ônibus. Outra demanda também vem de grandes usuários do transporte de carga, que são companhias comprometidas com o tema sustentabilidade e pedem veículos menos poluentes.  

Como resposta, a maioria dos expositores do 67º IAA deixaram os modelos a diesel em casa e foram para a feira com suas propostas para este futuro menos poluente. Assim, se no 66º IAA, em 2016, os caminhões elétricos ou movidos a gás eram coadjuvantes, com algumas exceções de marcas nas quais já foram protagonistas, na edição deste ano, eles foram os protagonistas em todas as marcas, sendo os únicos atores em diversos estandes.  

Isso não significa que todas as dúvidas e desafios foram sanados. Ainda há muitas questões a serem resolvidas e inseguranças a serem revertidas para viabilizar de vez um novo meio de se fazer transporte de cargas e pessoas. A confiança é gigantesca, porque, senão fosse, os fabricantes não estariam investindo 53 bilhões de euros (R$ 222,76 bilhões) nessas novas tecnologias.

No site da revista, divulgamos diversas notícias do IAA, mas como é próprio do meio, as informações ficas fragmentadas. Para que possamos ter uma ideia do todo, publicamos nesta edição o especial IAA 2018 com 18 páginas, a partir da página 32.

Que o futuro mais limpo comece já!

Sumário da edição 178

SumárioTM178

TRANSPORTE MUNDIAL VERSÃO DIGITAL

CapaTM178

Sabia que a mesma versão da revista TRANSPORTE MUNDIAL impressa pode ser lida por meio de assinatura nas bancas digitais UOL (nuvem do jornaleiro) e GoRead? É possivel também acessar edições anteriores. Além da nossa revista, você pode acessar dezenas de outros títulos com uma única assinatura, com muito conteúdo e entretenimento para ficar bem informado em diversas áreas do conhecimento. 

 

 

Leia também:

Iveco lança linha de pesados Hi-Road

O desempenho de vendas das marcas em novembro e no acumulado

Volvo lança série especial FH 25 anos

 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).