Em 2008, os fabricantes de veículos comerciais europeus se comprometeram a reduzir o consumo de combustíveis e emissões de gases em torno de 20% até 2020. E durante 2016, o Efficient Run, liderado pela Mercedes-Benz e a Krone alcançaram esse objetivo.

União Europeia que quer reduzir em 30% os níveis de emissões até 2030                                                  Foto: Daimler

Através do Efficient Run, a marca da estrela e a fabricante de implementos desenvolveram um conjunto caminhão e reboque mais eficientes.

Esse estudo poderá servir de base para todos os envolvidos atenderem a proposta da União Europeia que quer reduzir em 30% os níveis de emissões até 2030. O que vai exigir esforços de todo do setor de transportes do Velho Continente.

Motor OM 471 do New Actros é até 6% mais econômico Foto: Daimler

Para conseguir os resultados, a Mercedes-Benz colocou a prova o novo Actros, com motor OM 471, um dos seus propulsores mais eficientes, capaz de ser até 6% mais econômico. Para complementar, o caminhão estava equipado com controle de cruzeiro preditivo, ferramenta capaz de economizar 5% de combustível.

A Krone, por sua vez, apostou num semirreboque denominado Profliner Efficiency desenvolvido com materiais mais leves que renderam ao caminhão uma economia de 5%. Além disso, os pneus de baixa resistência ao solo também colaboraram para a redução entre 2 e 4% de diesel.

Objetivo é reduzir as emissões de poluentes e emprego de combustíveis fósseis            Foto: Divulgação

Durante 2016 esse conjunto rodou mais de 150 mil km pelas rodovias da Alemanha, transportando diversas mercadorias como motores, madeira e material de construção pesada, com o objetivo de avaliar que, independente da mercadoria transportada, o veículo estava respondendo às demandas de economia.

Semirreboque Profliner Efficiency promete economia de até 5%                                                               Foto: Daimler

Vale ressaltar que o Efficiency Run não se concentrou apenas na avaliação de economia de combustível. Também analisou emissão de ruído e robustez.

Contudo, a iniciativa prova que o trabalho integrado pode funcionar na vida real e que a indústria está preparada para atender os objetivos governamentais de emissão de poluentes.