Energia solar reduz consumo de frota de caminhões

746

A energia solar reduz o consumo de combustível de frota de caminhões. A constatação é da transportadora Pra Frente Brasil, que  está usando placas fotovoltaícas em seus veículos. A solução começou a ser empregada em maio desse ano em parceria com a Intelbras.

Energia solar está contribuindo para a redução de consumo de combustível e maior durabilidade de peças do caminhão

Os testes começaram a ser realizados em 2021. Desde então, foram adquiridos 710 kits que totalizam 1.420 placas fotovoltaicas de 160 W. Além da redução de consumo de diesel, a solução proporciona também aumento vida útil de componentes do veículo.

O gerente de rastreamento e monitoramento da Pra Frente Brasil, Fábio Morelatto, diz que houve também redução de desgaste de peças do motor. Ele explica que o motivo é porque as placas solares funcionam com o veículo desligado. A frota da transportadora tem 500 caminhões.

“As soluções fotovoltaicas da Intelbras trouxeram benefícios para nossa operação. Registramos também aumento da vida útil da bateria dos veículos, que passou de 9 meses para 2 anos”, conta Fábio Morelatto. Sobre o consumo, não foi informado de quanto reduziu.

Instalação de kits em caminhões

O kit é composto por dois módulos fotovoltaicos policristalinos de 160 W (modelo EMS 160P), um controlador de carga PWM de 30A (ECP3024) e outros dispositivos de proteção. De acordo com a empresa, o tamanho reduzido facilita a instalação realizada por um técnico da transportadora.

A parceria com a Intelbras vem desde 2017. A empresa desenvolvedora de tecnologia fornece soluções de vídeo e inteligência artificial embarcadas para os caminhões da transportadora.

“Iniciamos o acordo com a instalação da linha de DVR veicular e das câmeras em todos os veículos da frota, que permitem monitorar em tempo real a situação dos veículos e dos motoristas, desde a saída até o retorno”, explica Morelatto.

O supervisor de tecnologias de monitoramento e rastreamento da Intelbras, Bruno Valerim, disse que a parceria com a Pra Frente Brasil destaca a capacidade da empresa em desenvolver soluções de ponta para atender as necessidades e beneficiar clientes.

“Nos últimos anos, temos desenvolvido várias tecnologias para o setor de logística, e os resultados obtidos com a Pra Frente Brasil mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.

Energia solar cresceu no mundo

 A instalação de placas fotovoltaicas em caminhões foi possível devido ao uso e o surgimento de novas tecnologias. De acordo com a Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena), em 2022 a capacidade de geração de energia solar no mundo aumentou em 21%, liderando entre outras fontes renováveis.

O Grupo Pra Frente Brasil foi fundado em 1º de julho de 1987. Sua atuação no transporte rodoviário de produtos refrigerados e combustíveis abrange o território nacional e países do Mercosul. Conta também rede de postos de combustível no Paraná.

A Intelbras, por sua vez, se destaca nos segmentos de segurança, comunicação e energia. A empresa está presente em cerca de 98% dos municípios brasileiros com potencial de consumo de eletroeletrônicos.

Seu portfólio inclui soluções de alta tecnologia e inteligência artificial que permitem diversas aplicações em empresas, condomínios, residências, agronegócio, cidades, entre outros segmentos de negócio.