Europa recebe competição de caminhões em comboio

205

No dia 06 de abril, a Holanda vai abrigar uma etapa do European Truck Platooning Challenge (Campeonato europeu de comboios de caminhões, em português), um desafio que tem o objetivo de demonstrar às autoridades políticas a eficiência que pode ser obtida através de caminhões rodando em pelotões. As informações são da revista TRANSPORTE MUNDIAL Espanha

O campeonato quer ir ainda mais longe. Além de demonstrar toda a eficiência em termos de consumo de combustível obtida, as fabricantes querem que os governos as autorizem para realizar testes em formação de comboio (caminhões conectados) de longa escala, o que poderia fornecer subsídios a respeito de outros quesitos, como segurança, emissões de poluentes e fluidez no tráfego.

Platooning.
Södertälje, Sweden
Photo: Dan Boman 2013

Segundo as fabricantes participantes, DAF Trucks, Daimler Trucks, Iveco, MAN Truck & Bus, Scania e Grupo Volvo, as formações de comboio são favorecidas pelas novas tecnologias, como a de direção autônoma e as de gerenciamento de frota. Durante o European Truck Platooning Challenge, os caminhões (todos com caixas automatizadas) em formação de pelotão circularão a distâncias de 10 m um dos outros, a uma velocidade máxima de 80 km/h.  

Shaping Future Transportation – Campus Connectivity

Especialistas calculam que, em 2020, as operações do tipo comboio poderão contribuir para reduzir os níveis de consumo de combustível e de emissões de poluentes em até 10%.