Fiat Toro quer domar picapes; saiba como anda a top

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A Fiat anunciou os preços da gama completa da picape Fiat Toro, que teve lançamento oficial nesta segunda-feira (15), em Campinas (SP). São duas versões de conteúdo, Freedom e Volcano, sendo que a primeira subdivide-se em três combinações de trem-de-força (motor, câmbio e tração). Na cabine, são sempre cinco lugares, com quatro portas para acesso. Novidade no segmento, a tampa traseira é bipartida e abre para os lados.

Veja os preços:

Toro Freedom 1.8 flex AT6 4×2 – R$ 76.500
Toro Freedom 1.8 flex AT6 4×2 Opening Edition – R$ 84.400
Toro Freedom 2.0 turbodiesel MT6 4×2 – R$ 93.900
Toro Freedom 2.0 turbodiesel MT6 4×4 – R$ 101.900
Toro Volcano 2.0 turbodiesel AT9 4×4 – R$ 116.500

O modelo é fabricado em Goiana (PE) e compartilha a base do Jeep Renegade. A meta da Fiat é vender 50 mil unidades da Toro por ano, mordendo fatias de um segmento cruzado em que estão Renault Duster Oroch, pioneira entre as picapes compactas-médias, e todas as picapes médias — como Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier, Volkswagen Amarok etc. Não resta dúvida que, com seu visual que parece uma colagem de vários temas (luzes dianteiras empilhadas como alguns Citroën e Jeep, grade e fenda à la Ford EcoSport, look & feel de Range Rover Evoque — para citar apenas os mais óbvios), a Toro é a que mais se destacará em nossas ruas.   


Durante a apresentação do modelo, executivos da Fiat se esforçaram para tratar a Toro como “o” Toro, numa tentativa de emplacar o termo SUP, de sport utility pick-up, pegando uma carona no consagrado (e amplo) SUV (sport utility vehicle). No entanto, o senso comum é que define o gênero: é “a” picape Toro.

A lista de equipamentos da versão Freedom não muda: o que provoca a variação nos preços dela é o motor, o câmbio e o tipo de tração. Apenas o pacote Opening Edition tem alguns itens a mais, como se verá.


Resumindo, a Toro Freedom traz, entre outros itens: ar-condicionado, controles de tração (ASR) e estabilidade (ESP), banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia), direção com assistência elétrica, fixação universal para cadeira infantil, ganchos para amarração de carga na caçamba, assistente de partida em aclives (hill holder), lanternas com LEDs e luz de neblina, controlador de velocidade, rodas de aço estampado aro 16″, sensor de estacionamento traseiro, suspensão traseira multibraços, tampa traseira bipartida com abertura lateral e destravamento por comando elétrico, travas e vidros elétricos, volante com regulagem de altura e profundidade.

Os pacotes de opcionais acrescentam itens como teto solar elétrico, ar-condicionado dual zone, central muldimídia Uconnect com navegador e tela tátil de 5 polegadas, rodas de liga (também com aro 16), revestimento parcial em couro etc. Os preços ainda não foram divulgados.


Toro Freedom Opening Edition justifica os R$ 7.900 extras com capota marítima, rodas de liga, central Uconnect, câmera de ré e acabamento exclusivo.

Já a topo de gama Volcano, que nós já avaliamos, é equipada com o motor 2.0 turbodiesel acoplado ao câmbio automático de nova marchas e tração 4×4 (confira dezenas de fotos na galeria logo abaixo). Ela completa a lista de equipamentos LEDs para uso diurno, roda de liga diamantada, faróis de neblina com função cornering, ar-condicionado de duas zonas, console de braço com baú refrigerado, quadro de instrumentos digital e colorido de 7”, entrada USB e tomada para os passageiros de trás, controlador de velocidade em descidas (hill descent control) e central multimídia Uconnect touchscreen de 5” com navegador e câmera de ré. 

Ao longo dos próximos dias, outras versões serão apreciadas pela equipe da Motorpress. Todas têm garantia de três anos com quilometragem ilimitada.

Conheça os dados técnicos das duas configurações de trem-de-força:

FICHA TÉCNICA: TORO VOLCANO

Motor: 2.0 Multijet Turbodiesel 16V
Posição: transversal, dianteiro
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.956 cm³ 
Taxa de compressão: 16,5:1
Potência: 170 cv a 3.750 rpm 
Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Válvulas: 16 no cabeçote
Alimentação: turbocomprimido
Combustível: diesel
Câmbio: automático, 9 marchas à frente e uma à ré
Tração: nas 4 rodas, com juntas homocinéticas 
Freios: ABS, ESP, ASR e Hill Holder; dianteiro a disco ventilado e traseiro a tambor
Suspensão dianteira: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassis e barra estabilizadora; amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito; mola helicoidal
Suspensão traseira: Multilink com rodas independentes, links transversais e longitudinais, barra estabilizadora, amortecedores Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito; mola helicoidal progressiva à carga
Direção: elétrica
Diâmetro mínimo de curva: 12,9 metros
Rodas e pneus: liga leve, aro 17, 225/65 
Peso: 1.871 kg 
Capacidade de carga: 1.000 kg
Dimensões: comprimento 4.915 mm, largura 1.844 mm, altura 1.743 mm, entre-eixos 2.990 mm, altura mínima do solo 202 mm
Porta-malas (caçamba): 820 litros
Tanque: 60 litros
Velocidade máxima: 188 km/h 
Aceleração 0 a 100 km/h: 10 s

FICHA TÉCNICA: TORO FREEDOM 1.8 FLEX (6 MARCHAS)

Motor: 1.8 E.torq EVO VIS Flex AT6
Posição: transversal, dianteiro
Cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.747 cm³ 
Taxa de compressão: 12,5:1
Potência: 135/139 cv a 5.750 rpm (g/e)
Torque: 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm
Válvulas: 16 no cabeçote
Alimentação: aspirado
Combustível: gasolina/etanol
Câmbio: automático, 6 marchas à frente e uma à ré
Tração: dianteira, com juntas homocinéticas e bloqueio eletrônico do conversor de torque
Freios: ABS, ESP, ASR e Hill Holder; dianteiro a disco ventilado e traseiro a tambor
Suspensão dianteira: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassis e barra estabilizadora; amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito; mola helicoidal
Suspensão traseira: Multilink com rodas independentes, links transversais e longitudinais, barra estabilizadora, amortecedores Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito; mola helicoidal progressiva à carga
Direção: elétrica
Diâmetro mínimo de curva: 12,2 metros
Rodas e pneus: aço, aro 16, 215/65 
Peso: 1.619 kg 
Capacidade de carga: 650 kg
Dimensões: comprimento 4.915 mm, largura 1.844 mm, altura 1.735 mm, entre-eixos 2.990 mm, altura mínima do solo 206 mm
Porta-malas (caçamba): 820 litros
Tanque: 60 litros
Velocidade máxima: 172/175 km/h (g/e) 
Aceleração 0 a 100 km/h: 12s8/12s2 (g/e)

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).