A Peugeot desenvolveu uma versão da Partner Rapid elétrica por meio de retrofit. Ou seja, transformando o veículo a combustão em elétrico. Assim, uma alternativa mais econômica para viabilizar a eletrificação das frotas comerciais.
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Com essa iniciativa a montadora tem a intenção de oferecer ao mercado um serviço de fábrica. Todavia, direcionado aos donos de médias e grandes frotas.
A Partner retrofit ainda é um protótipo. Por isso não há preço sugerido. O veículo foi desenvolvido em parceria com o Senai, WEG, dona do motor elétrico e das baterias, bem como a empresa Fueltech, que fabrica controladores eletrônicos. O utilitário foi montado na planta de Betim (MG).
De acordo com Flávia Marsengo, responsável pelo ecossistema de mobilidade elétrica da Peugeot para a América do Sul, a Partner Rapid está em fase de testes. Mas a intenção é, depois de ofertar o veículo ao mercado, estender o serviço a outros modelos comerciais do grupo Stellantis, como os utilitários da Fiat e da Citroën e os demais modelos da Peugeot.
O que muda no Peugeot Partner Rapid
O Partner Rapid, depois da transformação, perde um pouco de capacidade de carga. No modelo com motor a combustão conta com 650 kg de capacidade de carga útil. Na versão elétrica cai para 450 kg.
Do mesmo modo, na versão a combustão tem motor 1.4 8V Fire EVO Flex, que trabalha em conjunto com um câmbio manual de cinco marchas. E desenvolve 86 cv de potência e 12 mkgf de torque. Na transformação elétrica, o modelo ganha um motor um pouco mais forte. Ou seja, a potência é de 95 cv e 14 mkgf de torque. Sua autonomia é de até 150 km.