FMX recebe controle automático de tração dianteiro

96

A Volvo está lançando na América Latina o FMX com controle automático de tração dianteira. Lançada há poucos meses na Europa, a tecnologia torna o caminhão ainda mais automatizado, ao engatar a tração na roda dianteira com o veículo em movimento somente quando a função for necessária. 

“É mais uma inovação da Volvo. Estamos constantemente ampliando nossa oferta de soluções para aumentar a eficiência do transporte”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

O dispositivo da fabricante é composto por um software conectado aos sensores de velocidade das rodas, que detecta e controla a tração. Quando uma roda traseira começa a patinar, a potência é automaticamente deslocada para as rodas dianteiras, sem perda de torque ou da velocidade. Um engate automático ativa a tração nas rodas dianteiras em apenas meio segundo.

Segundo comunicado da marca, a Volvo é a primeira fabricante de caminhões a oferecer o sistema em veículos com tração integral 4×4 e 6×6. “É uma exclusividade da Volvo, agora disponível para os mercados brasileiro e latino-americano. Mais uma vez estamos na vanguarda em tecnologias que melhoram a operação de transporte vocacional”, afirma Nilton Roeder, diretor de desenvolvimento de negócios e suporte a vendas do Grupo Volvo América Latina.