A eletromobilidade em caminhões de distribuição começa a ser incentivada por grandes empresas, como a Ambev e a VWCO. Agora, outra empresa começa a fazer parte desta nova fase, ainda para poucos, de caminhões leves elétricos. Leia no artigo do jornalista João Geraldo, publicado na revista pelo link O Carreteiro.

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DHL experimenta furgão elétrico no Brasil

Ninguém tem dúvidas dos experimentos da DHL, uma das maiores empresas de entregas de cargas express do mundo, na utilização de veículos movidos por energias mais limpas (mais por que não existe 100% limpa). No entanto, os experimentos da DHL são em dose conta gota. A DHL nunca teve a mesma coragem da Ambev. A cervejaria é a mais ousada do mundo em utilização de veículos elétricos para entregas urbanas no mundo. É uma parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus com a fábrica em Resende (RJ).

Doblò Cargo
Renault elétrico
Quatro furgões elétricos, era o que tinha para o dia da foto

A Ambev fez um projeto para compra de 1.600 caminhões elétricos. Todos os projetos da DHL não saem de poucas unidades. A maior frota de distribuição de cargas da DHL no Brasil é dependente do petróleo.

A DHL, em 2021, está comemorando a compra de 25 furgões elétricos da Renault. A Ambev, 100 unidades do e-Delivery como primeira entrega de uma encomenda de 1.600 caminhões.

Durante a Fenatran de 2019, em uma coletiva de imprensa, executivos da DHL haviam anunciados, com orgulho, a compra de 300 furgões da Fiat movidos a gasolina como forma de aproveitar o crescimento do e-commerce no Brasil. Onde há política sustentável nisso?

Outras notícias:

Janaína Araújo, diretora-presidente da Tora Transportes

A Tora Transportes está investindo R$ 25 milhões para ser mais digital e lançou na Intermodal o serviço Tora Digital. Com isso, o relacionamento com os transportadores autônomos (cerca de 3 mil por mês) que prestam serviço para ela passará ser feito por meio um sistema criado pela TruckPad, startup que criou um aplicativo de frete para caminheiro com o mesmo nome.

Segundo a diretora-presidente da Tora Transportes, Janaína Araújo, a ferramenta digital vai ajudar os caminhoneiros parceiros na busca por cargas de retorno, evitando que rodem vazios.

Sobre o investimento de R$ 25 milhões, o maior já feito pela transportadora na área digital, Janaína Araújo explica que ocorrerá no decorrer dos próximos dois anos em várias startups e outras iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de seu sistema, para criação de novos parâmetros digitais e para o fomento de novas tecnologias.

“Não iremos somente gerenciar a contratação de caminhoneiros autônomos, e, sim, utilizar todas as modernas ferramentas de mobilidade para estabelecer um novo padrão operacional, digitalizando todas as etapas do processo e construindo um Big Data que alimentará constantemente o Business Intelligence da empresa.

A Tora Transportes foi fundada em 1972 e opera com cargas indústrias no transporte rodoviário e com fornecimento de soluções intermodais de transporte para a cadeia siderúrgica. Atualmente conta com uma frota própria de 400 conjuntos (cavalo mecânico e implemento). O faturamento em 2018 foi de R$ 880 milhões.

Segundo Carlos Mira, fundador e CEO da TruckPad, a Tora está seguindo uma tendência de mercado ao buscar soluções digitais para aumentar a performance. “Antes, as empresas buscavam apenas um grande fornecedor. Agora, na era digital, investir em startups e a busca de diversas pequenas soluções para alavancar seu negócio é o novo mindset”.

DHL

Duas foram as novidades apresentadas pela DHL na Intermodal. O DHLi é um novo portal que permite o rastreamento em tempo real e a produção de relatórios on-line de embarques aéreos e marítimos em mais de 220 países e territórios. A outra novidade é o “Online Freght Quotation”, ferramenta que permite aos clientes a obter uma cotação mais rápida para tomadas de decisões.

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).