Abaixo, notícias sobre os caminhões (marcas e modelos) escolhidos e comprados por empresas, como transportadoras e frotistas de outros setores:

FLAPA

  • Comprador: FLAPA Engenharia e Mineração.  
  • Caminhões comprados: 50 caminhões Mercedes-Benz dos modelos Axor 4144 6×4, 4144 8×4, 3131 6×4 e Atego 1719. O investimento da FLAPA foi de R$ 34 milhões, incluindo os implementos rodoviários. 
  • Preço público do zero km: Mercedes-Benz Axor 4144 6×4 está cotado pela Fipe por R$ 543.702 (sendo cerca de R$ 201.170 de carga tributária inclusos de impostos diretos e indiretos), o Axor 8×4 não tem cotação da Fipe, o Axor 3131 6×4 está contado por R$ 393.253, sendo R$ 145.503 estimados em impostos inclusos. O Atego 1719 tem cotação de R$ 243.021, incluso R$ 89.918.
  • Principais ramos de atuação: Fabricação e distribuição de bebidas.
  • Sobre a empresa: A FLAPA emprega mais de 900 colaboradores diretos, contando com uma frota diversificada que contabiliza mais de 400 equipamentos e máquinas, atuando em diversos estados do Brasil. .
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  • Mais informações sobre: FLAPA.

Ambev

Mercedes-Benz Atego
Renovação de frota com Mercedes-Benz Atego
  • Comprador: Ambev (a negociação feita pela cervejaria é para as transportadoras dela). No setor de bebidas a Ambev tem a melhor frota e a Coca-Cola a mais velha. 
  • Caminhões comprados: “quase” 280 Mercedes-Benz Atego 1719, 140 Mercedes-Benz Accelo 1316 e 30 da linha Axor. 
  • Preço público do zero km: Mercedes-Benz Atego 1719 está cotado pela Fipe por R$ 243.021 (incluindo cerca de R$ 89.917 de carga tributária com impostos diretos e indiretos), o Mercedes-Benz Accelo 1316 por R$ 214.000, incluso impostos diretos e indiretos estimados pagos por unidade de R$ 79.180, e o Axor 1933, por R$ 347.738, sendo R$ 128.663 estimados de impostos inclusos. Estes preços são os de tabela e em uma negociação deste porte, geralmente, são concedidos grandes descontos que não foram revelados por questões estratégicas.
  • Principais ramos de atuação: Fabricação e distribuição de bebidas.
  • Sobre a empresa: A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Mas a nossa história começou muito antes, quando ainda éramos duas cervejarias na década de 1880: a Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.
  • Site: Ambev

Transpipeline

Novos VW Meteor
Novos VW Meteor
  • Comprador: Transpipeline Serviços de Transportes Ltda., de Manaus (AM). 
  • Caminhões comprados: 110 unidades do VW Meteor 29.520 e 100 do VW Meteor 28.460. Os cavalos mecânicos serão utilizados na rota entre Manaus e Boa Vista no transporte GNL. 
  • Preço público do zero km: VW Meteor 29.520 teve o preço público divulgado de R$ 590.000 (incluindo cerca de R$ 218.000 de carga tributária com impostos diretos e indiretos) e o VW Meteor 28.460 de R$ 550.000, incluso impostos diretos e indiretos estimados pagos por unidade de R$ 203.000. Estes preços são os de tabela e em uma negociação deste porte, geralmente, são concedidos grandes descontos que não foram revelados por questões estratégicas.
  • Principais ramos de atuação: além de produtos perigosos, a empresa atua em diversos outros segmentos, como transporte de passageiros, carga em geral, marítimo por cabotagem, armazenagens, entre outras áreas.
  • Site da empresa: em construção.

Grupo Vamos

Novos VW Meteor
Novos VW Meteor
  • Comprador: O Grupo Vamos é uma empresa de capital aberto, mas com 99% das ações com o Grupo JSL. É concessionário Volkswagen Caminhões e Ônibus, atua no ramo de locação de caminhões, máquinas e equipamentos e vendas de caminhões seminovos. 
  • Caminhões comprados: 100 unidades do VW Meteor 28.460, que fazem parte do lote de 1.350 caminhões, o maior pedido que a VWCO recebeu de um só cliente em uma única compra anunciada em meados de agosto deste ano. Os veículos vão ser entregues até o final do ano.
  • Preço público do zero km: VW Meteor 28.460 tem preço de tabela de R$ 550.000, incluso impostos diretos e indiretos estimados pagos por unidade de R$ 203.000.
  • Tamanho da frota: 13.244 ativos locados em 2019, incluindo caminhões de todos os modelos da linha VW por são concessionários VW, tratores tanto da linha agrícola quanto de construção, máquinas agrícolas, empilhadeiras, rebocadores, entre outros.
  • Resultados financeiros: Por ser uma empresa de capital aberto, os números de receitas e lucros precisam ser públicos e o Grupo Vamos só registra crescimento. Os detalhes financeiros podem ser vistos no link para o relatório dos últimos trimestres de 2020.
  • Principais ramos de atuação: locação e vendas de seminovos.
  • Site da empresa: Grupo Vamos
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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).