Há 90 anos surgia a injeção direta

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Saruer MAN

Saruer MAN

Há 90 anos a MAN começava a introduzir no mercado uma inovação que mudaria os caminhões da forma como os conhecíamos, a injeção direta. No dia 12 de março de 1924, os engenheiros Sturm e Wiebicke da MAN partiram da fábrica da marca em Augsburg, em direção a Nuremberg em um caminhão Saurer. O caminhão de 4t era movido por um motor diesel experimental que pela primeira vez injetava combustível diretamente nos quatro cilindros.

Após percorrer um percurso de 140 quilômetros e em pouco mais de 5 horas, os pilotos de teste chegaram ao seu destino e essa foi a prova de fogo da tecnologia que possibilitou a construção de um motor diesel, econômico e compacto.

Bomba injetora e bicos de injeção

Em 1897, Rudolf Diesel patenteou o primeiro motor diesel. Entre 1919 e 1923 a marca trabalhou no desenvolvimento de motores a diesel para veículos, já que eram utilizados em sua grande maioria em empresas e eram fixos por causa do seu tamanho e peso.

A injeção de combustível sem injeção de ar foi um grande passo à frente na época. O ar de combustão é comprimido para 20 unidades de atmosfera (20 bar) dentro do cilindro pelo  movimento ascendente do pistão, provocando seu intenso aquecimento. O combustível é injetado para o ar altamente comprimido. A combinação da atomização fina do combustível com a alta temperatura do gás provoca a ignição da mistura.

A injeção do combustível no ar comprimido dentro do cilindro só poderia ser obtida por meio de uma bomba injetora mecânica para forçá-lo para dentro das válvulas de injeção sob pressão muito alta. As válvulas de injeção atomizam o combustível em gotículas aumentando, assim, a sua combustibilidade. Era preciso um alto grau de precisão para construir a bomba injetora, que foi fabricada pela própria montadora.

A disposição das válvulas era também um fator crucial para o sucesso do processo de injeção direta. No novo motor, o combustível foi injetado por meio de dois bicos abertos instalados nos lados da cabeça do cilindro. O alinhamento tangencial dos bicos permitiu que o combustível injetado se misturasse com o ar comprimido no interior do motor.

Os primeiros três motores experimentais foram construídos em Augsburg em 1924 e testados com sucesso em um caminhão e um arado motorizado. Esses primeiros motores a diesel com injeção direta tinham diâmetro interno de 105 mm, produzindo entre 35 e 40 cv a 1 000 rpm e pesando em torno de 420 kg.

Estreou no Salão do Automóvel de Berlim em 1924

No primeiro semestre, o caminhão teste percorreu 2 500 quilômetros antes de apresentar suas inovações no Salão do Automóvel de Berlim em dezembro de 1924. O engenheiro Sturm fez questão de dirigir pessoalmente o caminhão para o centro da mostra de Berlim. A viagem desde Nuremberg durou dois dias. No caminho não houve falhas, exceto algumas válvulas sujas. “Viagem concluída de maneira satisfatória,” escreveu Sturm em um telegrama para seus colegas ao chegar a Augsburg.

O público e a imprensa de automobilismo ficaram igualmente impressionados. A revista da Associação Alemã de Engenheiros expressou seu veredito: “em toda a área de motores de caminhões e de assuntos ligados a combustíveis, o motor diesel sem compressor da MAN é certamente a inovação mais significativa até hoje vista na exposição”. O motor exibido no Salão do Automóvel de Berlim de 1924 está hoje em exposição no Deutsche Museum, em Munique, na Alemanha.

Injeção direta entra em produção em série

Após o sucesso de Berlim, o caminho estava aberto para iniciar a produção em série do novo motor a diesel Series D 1580 B e, portanto, para a produção em massa dos motores diesel para veículos comerciais da MAN. Os primeiros clientes foram Kraftverkehr Bayern e o Reichspost (Correio Imperial) em Munique, Augsburg e Nuremberg que receberam cada um, um veículo com motor diesel para avaliação. O primeiro cliente que comprou um caminhão com motor diesel foi a cervejaria “zum Hasen” em Augsburg. Este primeiro caminhão de cerveja esteve em serviço em Augsburg por décadas sem maiores problemas. O primeiro ônibus com motor diesel foi comprado pelo Reichspost em 1925.