Volkswagen Caminhões conquista o México após 19 anos

1345

A Volkswagen Caminhões é a única fabricante de veículos comerciais do Hemisfério Sul com sucesso em cerca de 30 países. Assim, um dos mercados mais importantes para fábrica de Resende (RJ) é o México. Mesmo com a competitividade das marcas norte-americanas querendo acessar aquele mercado.

Seja como for, a VWCO registrou um forte crescimento no México. Lá, a marca que também comercializa veículos da MAN, alcançou mais de 2,7 mil unidades. Representando um aumento de 53%, em comparação com o ano anterior. Os dados são do Registro Administrativo da Indústria Automotiva de Veículos Pesados (RAIAVP).

LEIA TAMBÉM: A Intermodal, maior feira de logística da região, começa nesta semana

Volkswagen Caminhões está há 19 anos no México

Assim, tamanho resultado chega após 19 anos de presença no mercado mexicano. Vale ressaltar ainda, que a VWCO manteve durante todos os meses de 2022 resultados positivos. Especificamente, no segmento de carga, foram 1.997 unidades. Ou seja, crescimento de 82%. Dessa forma, as famílias Delivery e Constellation, bem como o TGX da MAN, conquistaram bom posicionamento nas vendas de veículos comerciais naquele país.

Nesse sentido, vale lembra que o segmento de ônibus também contribuiu para os bons resultados da VWCO. Em outras palavras, a marca vendeu 781 unidades. Resultando no crescimento de 8%, em comparação à queda de 1% do setor.

O Volksbus 14.190 foi o produto mais vendido. O modelo foi desenvolvido com exclusividade para o mercado local.

Portfólio tem engenharia brasileira

Todavia, a fim de fortalecer o portfólio de produtos e contribuir para os bons resultados em 2022, a VW Caminhões e Ônibus apresentou importantes inovações. Na família Deliverylançou o Delivery 11.180 4×4 naquele mercado. O veículo pode atuar no uso misto. Ou seja, pode rodar tanto em operações urbanas quanto no fora de estrada.

Além disso, o e-Delivery, primeiro caminhão 100% elétrico da marca, também estreou naquele mercado. Na família Constellation, foi apresentado o VW 17.260 Compacto, ideal para coleta de resíduos. 

Em serviços, a marca também cresceu. E aumentou a cobertura com novas concessionárias em todas as regiões do México.

“O ano passado foi histórico para nossa marca no México. Sendo o melhor em vendas. O resultando nos posicionou entre os cinco mais vendidos da indústria de veículos pesados. E nos fortalece para continuar trabalhando na satisfação de nossos clientes”, explica Giovanni Juárez, diretor de vendas, marketing e pós-vendas da unidade mexicana. 

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).