Os futuros caminhões Scania e Volkswagen terão diversos componentes em comum, confirmou o Traton Group (controlador das marcas MAN, Volkswagen Truck & Bus, Scania, Navistar International e RIO). O que ocorrerá entre as marcas do grupo já é comum nas holdings de automóveis, como os grupos Volkswagen e Stellantis.  

Alguns exemplos: os carros Peugeot e Citroën há anos compartilham diversos itens, como plataforma, motores, câmbio e outros componentes. No Brasil, Fiat e Peugeot já estão fazendo o mesmo. A estratégia é antiga também com os automóveis Audi e Volkswagen, entre outras marcas do grupo.  

Os objetivos são: ganhar escala de produção, aumentar produtividade, eficiência, reduzir custos e aumentar produtividade. Além disso, a utilização de interfaces, softwares e mais algumas padronizações vão permitir as trocas de tecnologias. Isso acelerará os novos desenvolvimentos, inclusive, os futuros caminhões e ônibus elétricos, já que os motores a combustão devem durar “apenas” mais três ou quatro décadas. A substituição tecnológica será gradual, enquanto os países vão resolvendo as questões relacionadas à infraestrutura de produção e distribuição das novas fontes de energia.  

Identidade das marcas  

Os veículos podem perder um pouco de uma suposta “identidade”. Será? É certo que o consumidor final não perderá nada com isso. Pelo contrário. Qual o problema de a Volkswagen Caminhões utilizar o que a Scania tem de melhor e vice-versa? O esperado é que os futuros modelos das suas marcas sejam melhores que os de hoje.  

Segundo porta-vozes do Traton Group, cada marca vai continuará com a sua identidade, comercialização, pós-venda e características exclusivas, cada uma focada em seus públicos específicos.  

O novo motor do Scania R 460 de 6 cilindros e 13 litros já fará parte da nova geração de caminhões International nos Estados Unidos. Até 2028, esse motor fará parte dos modelos Scania e VW brasileiros. O novo motor de 460 cv foi apresentado no final do ano passado como uma segunda etapa para atender a legislação Euro 6, incluindo as variações de 420 cv, 500 cv e 560 cv, e torque entre 2.305 Nm e 2.805 Nm.  

Aliás, a legislação equivalente à norma Euro 6 (Proconve P8) entra em vigor em janeiro de 2023, portanto, a nova motorização será a principal novidade da Scania na próxima Fenatran, que ocorrerá entre os dias 7 e 11 de novembro, no São Paulo Expo.  

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).