Alemanha retira subsídios para compra de caminhões e ônibus elétricos

246

Uma decisão do governo alemão deve impactar a eletrificação no transporte local. Isso porque o governo vai retirar os subsídios que incentivam a compra de veículos comerciais elétricos. Ou seja, caminhões e ônibus.

LEIA TAMBÉM: Cummins vê o motor a hidrgênio como alternativa mais próxima do diesel

Contudo, a indústria da eletromobilidade, incluindo fabricantes de veículos, para fazer impulsionar a presença de caminhões e ônibus elétricos contavam com a ajuda pública. Além disso, a Europa tem metas ambiciosas de reduzir as emissões. E os incentivos públicos estavam acelerando esse processo.

Alemanha retira subsídios para compra de caminhões e ônibus elétricos
Montadoras temem queda na produção por falta de incentivos públicos para a compra de veículos elétricos

Todavia, na última semana o governo anunciou a retirada dos subsídios. Sem deixar indícios de que, ao menos no futuro próximo, seja lançado um novo programa. Com isso, muitas operações foram comprometidas.

Nesse sentido, vale lembrar que marcas como MAN, Mercedes-Benz e Volvo Trucks estavam com alta de demanda para a compra de caminhões elétricos. Nesse sentido, a Volvo iniciou em 2023, a produção seriada de todas as suas linhas de produtos nas versões elétricas. Fechando aquele ano com 49% de participação de mercado na Europa. Tamanha demanda comprometeu o orçamento do Governo.

Desafio para os fabricantes

Depois do anúncio, algumas montadoras começaram a oferecer benefícios ao cliente. Seja facilidade de crédito para compra de veículos e, em alguns casos, descontos bem convidativos. Assim, tentando evitar que o cliente cancele o negócio.

Mas mesmo assim, as marcas estão vendo a carteira de encomendas reduzir. Levando a queda de produção de elétricos.