A Iveco Bus celebrou um novo contrato para entregar 82 ônibus escolares ao Programa Caminho da Escola, na Bahia. Os veículos são especificamente do modelo Bus 10 e, segundo a fabricante, serão entregues à de Educação do Estado (SEC) ainda esse ano.
A Iveco já havia entregue anteriormente outro lote de 83 unidades para a SEC da Bahia. Com isso, a fabricante irá fornecer um total de 165 Ônibus 10-190 da categoria ORE 2 (Ônibus Escolar Rural 2) para o Estado.
Em resumo, esse novo contrato com a Secretaria de Educação reforça a parceria da Iveco Bus no fornecimento de ônibus escolares para Estados e municípios.
Compra de 1.500 ônibus
Nessa primeira etapa do Programa do governo serão investidos R$ 711 milhões para a compra de 1.500 ônibus por meio do Novo PAC. Os veículos são de última geração e trazem 29 melhorias que foram acordadas anteriormente com os fabricantes. Entre as mudanças solicitadas pelo Programa constam poltronas acessíveis, entradas USB, ar condicionado, Wi-Fi e rastreamento entre outras mudanças.
Os ônibus do Programa Caminho da Escola são desenvolvidos para circular também em áreas rurais. No final de 2023, o governo federal publicou uma Ata de Registro de Preço com validade de 12 meses e disponibilizou um edital permitindo a eventual aquisição de 15.220 novos veículos escolares.
7.100 ônibus escolares habilitados
A Iveco Bus habilitou 7.100 ônibus escolares para a atual edição do Programa. Além do Estado da Bahia, a fabricante também atende a pedidos expressivos de aquisição de veículos em Pernambuco, Ceará e Mato Grosso. O modelo Bus 10-190 ORE 2, por exemplo, é equipado com um motor de 190 cv de potência e tem capacidade para 44 alunos, além do motorista.
Além do Bus 10-190 ORE 2, a Iveco oferece o Bus 15-210 na categoria ORE 3 pela primeira vez para o Programa no Caminho da Escola. Por fim, esse modelo é produzido com motor de 210 cv de potência e transporta 59 alunos mais o motorista.