Iveco inicia importação e comercialização da Daily elétrica

142

A Iveco anunciou a importação e comercialização da linha Daily elétrica no Brasil. Inicialmente a montadora irá disponibilizar o furgão 42S com capacidade 9m³ e duas versões do chassi-cabine: a 42S e a 72C, este segundo com rodado duplo no eixo traseiro.

eDaily chassi cabine com rodado traseiro duplo
eDaily chassi cabine com rodado traseiro duplo para 7,2 toneladas de PBT

Os veículos são produzidos em fábrica da Iveco em Suzzara, na Itália e chegam adaptados às condições de operação no Brasil. A Daily elétrica, foi apresentada ao público brasileiro pela primeira na Fenatran de 2022. 

O eDaily tem potência de 134 a 193cv, torque de 300 a 400Nm e disponibiliza três modos de condução: Eco (com economia de energia), Natural (desempenho e economia) e o Power (alta potência). Como nos demais veículos elétricos, conta com sistema  regenerativo que aproveita a energia de frenagem para recarregar as baterias.

Daily elétrica pode operar com até três baterias

Daily elétrica pode operar com até três baterias. A autonomia pode chegar a 110km com uma bateria ou até 300 km com um conjunto de três. Cada unidade tem peso de 270kg, por esse motivo a Iveco recomenda ao cliente a escolha mais adequada à sua operação. O objetivo é não perder capacidade de carga útil, conforme observa Bernardo Brandão, diretor de pós-vendas da marca.

De acordo com Brandão, as baterias têm 2.500 ciclos de carregamento e duração de cerca de 10 anos. A garantia para mais de um conjunto é de 200 mil quilômetros e de 100 mil para o eDaily com uma unidade. As baterias são produzidas pela FPT, empresa do Grupo do qual a Iveco também faz parte.

Planos de manutenção de até 60 meses

O eDaily chega ao mercado brasileiro com planos de manutenção de até 60 meses. A opção pelo Essencial cobre manutenções preventivas; o Essencial Plus cobertura das manutenções preventivas mais os itens cobertos pela garantia. Já o plano Completo reúne os itens dos dois anteriores mais manutenções preventivas.

eDaily Furgão
eDaily Furgão tem PBT de 4.2 toneladas de PBT

Bernardo Brandão destaca as vantagens do modelo elétrico. Ele destaca o exemplo o intervalo  duas vezes maior das revisões em relação ao Daily a diesel. Outro ponto é a redução em até 70% do custo com consumo, podendo chegar a 90% se o cliente gerar a energia elétrica. A isenção de até 50% no valor do IPV também é citada pelo executivo.

O Daily elétrico é entregue ao cliente com conectividade embarcada de última geração, a mais a versão completa de monitoramento Iveco On. Márcio Querichelli, presidente da montadora para a América Latina, afirma que foram destinados R$ 100 milhões para trazer o eDaily ao Brasil. O valor contempla o período de 2024 a 2026.

O valor inclui principalmente a regionalização do produto para o mercado brasileiro,  capacitação da rede, pós-vendas e serviços. Segundo Querichelli, o trabalho envolveu testes (50 protótipos) e mais de 300 pessoas do Brasil, incluindo profissionais da engenharia e de outras áreas da empresa.

Os modelos elétricos serão comercializados inicialmente nas regiões metropolitanas das cidades de São Paulo e de Belo Horizonte/MG  a preços de varejo a partir de R$ 549.  Os clientes do Daily elétrico recebem junto com o veículo um carregador elétrico. O tempo de carregamento total da bateria de 8 horas, mas com o carregador NextPro de 90KW o tempo é de uma hora.

Iveco pretende trazer 50 unidades em 2024

A Iveco pretende trazer 50 unidades em 2024, das quais 26 eDaily já desembarcaram no Brasil. Os veículos serviram o processo de validação final e também para atender  clientes da marca. Os modelos são disponibilizados com opções de entre eixos: 3.520mm e 4.350mm.

Iveco acima de 3,5 toneladas de PBT para CNH categoria B

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, motoristas habilitados com CNH categoria B podem dirigir veículos de carga com PBT máximo de 3,5 toneladas. No caso do eDaily 42S, o furgão excede esse limite, porém Márcio Querichelli afirma que essa questão já quase quase resolvida junto às autoridades de trânsito em Brasília.

A expectativa da Iveco é encaixar o eDaily 4,2 na categoria B. “Estamos falando desde fevereiro com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) para obtenção de permissão para motoristas com habilitação Categoria poderem dirigir veículo elétrico com PBT acima de 3,5 toneladas”, disse Querichelli.

Segundo o executivo, a liberação para a permissão está na reta final. Querichelli afirmou que existe a limitação também na Europa para motoristas que não possuem Carteira Profissional, mas já foi liberado para veículos de carga elétricos de até 4,2 toneladas de PBT. A expectativa é que aconteça a mesma situação no Brasil.