Com foco na segurança, principalmente para deixar o motorista ciente do que se passa ao redor e na parte dianteira de seus caminhões, a Mercedes-Benz antecipou duas tecnologias que serão apresentadas no IAA (Salão de Hannover) 2016, são elas: Active Brake Assist 4 e Sideguard Assist (Auxiliar Ativo de Freios e Auxiliar de Guarda Lateral, em tradução livre).
A fabricante explica que, até hoje, os caminhões têm recebido tecnologias para proteger o motorista e a operação como um todo e, com as duas tecnologias, os focos são veículos menores — como pessoas em bicicletas — e pedestres.
O Sideguard Assist alerta o motorista do caminhão para pedestres e ciclistas em situações de curvas, enquanto o Active Brake Assist 4 é o sistema que, em caso de emergência, aciona os freios de forma automática, seja ela com objetos móveis, imóveis ou em baixa velocidade. Além disso, a atualização do sistema de frenagem também é capaz de detectar veículos ou pedestres que circulam entre os carros parados, como num pedágio, por exemplo.
Partindo da premissa de que todas as tecnologias possuem funções secundárias, a Mercedes afirma que as tecnologias auxiliam seus clientes a fazer uso mais racional e seguro de seus caminhões. Este é um dos pontos que abrange o conceito “Efficient Road”, que podem gerar uma economia de até 6% no consumo de combustível, segundo a marca.