Depois da apresentação no Salão de Hannover (IAA) de 2016 como protótipo, o Mercedes-Benz Actros chega ao mercado mundial como produto de produção em série. Entre o início do projeto e 30 de junho, data de lançamento mundial, 10 protótipos passaram por testes com clientes em atividades reais em operações diferentes. Agora, conheça um pouco mais do eActros. 

No coração tecnológico do eActros está a unidade de propulsão com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Ambos os motores proporcionam propulsão elétrica silenciosa e livre de emissões, características que permitem que o caminhão também possa ser usado para entregas noturnas e consiga entrar em centros urbanos que tenham restrição de circulação de veículos a diesel. Dependendo da versão, o eActros utiliza três ou quatro baterias – cada uma com uma capacidade de cerca de 105 kWh. Graças a uma capacidade máxima de 420 kWh, a autonomia pode chegar até 400 quilômetros.


Com uma capacidade de carga de 160 kW, as três baterias precisam de um pouco mais de uma hora para carregar de 20 a 80 por cento quando conectadas a uma estação de recarga normal de 400A DC. “Assim, o eActros está perfeitamente equipado para suas operações diárias no transporte de distribuição quanto à disponibilidade e desempenho”, acrescenta von Wallfeld.

Para auxiliar as transportadoras a progredir, passo a passo, na mudança para a eletromobilidade, a Mercedes-Benz Trucks incorporou o eActros em um sistema abrangente que inclui produtos de consultoria e serviços para os clientes e, possibilitando a melhor utilização possível do veículo, otimização dos custos totais e a criação de uma infraestrutura de recarga. Além disso, o caminhão elétrico apresenta tem o grau de digitalização e conectividade já conhecido da família Novo Actros.

Isso também se aplica à segurança do veículo, indo mais além. Com o eActros, a Mercedes-Benz Trucks não está apenas atenta à segurança ativa, por exemplo, sob a forma de sistemas instalados de série como o MirrorCam, o Side Guard Assist S1R (Assistente de Ponto Cego) ou a quinta geração do Active Brake Assist (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) com detecção de pedestres, mas também com relação aos desafios associados aos veículos elétricos e seus sistemas de alta tensão.

A partir do outono europeu de 2021, o modelo de produção em série será produzido na maior fábrica de montagem de caminhões da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, na Alemanha. Nos últimos meses, intensivas preparações foram feitas para os novos processos de produção que lá serão adotados. Isso inclui a construção de uma nova linha de montagem. Numa fase inicial, o modelo de produção em série do eActros estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia. No momento oportuno, outros mercados serão contemplados. 

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).