A partir de 1º de abril, as transportadoras vão perder direitos com a revogação do Pró-Carga, se acordo com os decretos 17.877 e 17.878. Essa revogação de direitos vai aumentar a burocracia e custos para as empresas de transporte rodoviário de carga. 

Para as transportadoras, o fim do Pró-Carga significa perda de direitos de créditos do ICMS (Imposto Circulação de Mercadorias e Serviços), o imposto mais complexo do mundo que faz produtos e serviços serem bastante altos no País.

A revogação para encarecer a aquisição de lubrificantes, aditivos, fluidos, peças, pneus câmaras de ar. Além disso, não poderão usar o crédito nas compras de caminhão em 12 meses, mesmo que adquiridos dentro do Estado, o que dificulta a renovação de frota, aumento da poluição e acidentes.

Para a advogada, especialista na área do transporte, Raquel Canal,  a revogação é muito recente e ainda não dá para ter noção exata dos impactos que, infelizmente, serão negativos para o transportador.

“Em tese o Pró-Carga perdeu a maior parte dos benefícios desde 2006 quando foi criado. O transportador não poderá usar créditos que antes eram usados de maneira recorrente. Ainda não temos como mensurar, com certeza as transportadoras perdem um grande benefício que se reverte financeiramente”, destaca.

A fim de resguardar o interesse do transportador, os especialistas do escritório de Advocacia Vieceli buscam alternativas para que os principais interessados não sejam tão prejudicados. “Temos estudado algumas possibilidades de teses jurídicas para preservar o transportador que precisa do pró-carga, e sem esse benefício terá muitas dificuldades”, destaca o advogado Cássio Vieceli.

Leia mais:

Multicoisas e Jamef comemoram parceria

A Multicoisas, rede de varejo com mais de 200 lojas em 21 estados do país, acaba de anunciar parceria com a Jamef Encomendas Urgentes. A necessidade de ter uma empresa que transportasse seus produtos de forma ágil e segura resultou na escolha da transportadora, que vem se solidificando com o passar dos anos.

Marcelo Ninomiya, diretor de logística da Multicoisas, afirma que a otimização dos serviços e do tempo, interferindo direta e positivamente nos resultados da rede de varejo, é uma das vantagens dessa parceria. “Além da otimização na área de expedição, o nosso fluxo de carregamento melhorou muito em razão da Jamef disponibilizar seus carros em nossas docas. Conseguimos reduzir aproximadamente 20% no tempo de carregamento, o que, para nós, representa um ganho significativo”, complementa.

Para o diretor comercial & marketing da Jamef, Paulo Nogueirão, é de extrema importância entender a necessidade do cliente, porque possibilita criar uma relação sólida e de confiança. “Realizamos atendimento personalizado com a Multicoisas para que tenham os melhores feedbacks de seus franqueados e clientes. Além da transparência ao tratar das particularidades, garantindo a personalização, segurança e cuidados com a integridade dos materiais, conseguimos atendê-los na principal necessidade que é a de urgência e agilidade em suas entregas”, conclui.

jamef

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).