Para cada 100 km de rodovias asfaltadas, o Brasil tem 13,7 km de ferrovias. Já os Estados Unidos, exemplo mundial em transporte ferroviário, são apenas 5,1 km de ferrovias para cada 100 km de rodovias. Assim, proporcionalmente, o Brasil é mais ferroviário do que o país norte-americano. Mas na verdade somos um país muito atrasado em rodovias apesar de muitas pessoas dizerem que somos um país que favoreceu o transporte rodoviário em detrimento do ferroviário. Não, o Brasil não favoreceu nenhum tipo de transporte.
O transporte sobre pneus é maior do que o sobre trilhos em qualquer lugar do mundo e as razões são óbvias. A maior parte da população vive em cidades. A diversidade e o consumo de alimentos e produtos são de uma velocidade, variedade e momentos tão diferentes que o transporte precisa ter uma dinâmica e uma capilaridade impossível para o trem.
Por isso, nos Estados Unidos há 4,416 milhões de km de rodovias asfaltadas e 225 mil km de ferrovias, o que dá a proporcionalidade de 5,1% de estradas de ferro. No Brasil, temos 212 mil km de estradas pavimentadas e 29 mil km de ferrovias, uma proporcionalidade de 13,7% de ferrovias.
Assim, no geral, o transporte rodoviário é importante para o consumo diário das pessoas e abastecimento das cidades e indústrias, e o ferroviário para as empresas transportarem gigantescas quantidades de carga, principalmente, para exportação. Esses dois modais não competem entre eles e ambos precisam de muito investimento para melhorar a infraestrutura do Brasil como um todo. O mesmo vale para o demais modais que podem fazer parte da intermodalidade aplicada de forma inteligente.
Para saber mais sobre o papel de cada modal
Disputa acirrada entre os leves VW Delivery 9.170 e MB Accelo 1016
Disputa acirrada entre o novo VW Delivery 9.170 e o Mercedes-Benz Accelo 1016 pela liderança de mercado do segmento de caminhões leves. No acumulado do ano, o Accelo lidera com 1.197 unidades vendidas de janeiro a agosto, seguido do Delivery com 1.114 unidades. Porém, nos últimos meses, o modelo da VW tem vendido mais do que o modelo da Mercedes-Benz:
Mês | VW Delivery 9.170 | MB Accelo 1016 |
Agosto | 191 unidades | 184 unidades |
Julho | 194 | 166 |
Junho | 204 | 132 |
Maio | 213 | 155 |
Abril | 119 | 134 |
Março | 95 | 158 |
Fevereiro | 58 | 139 |
Janeiro | 40 | 129 |
Acumulado jan-ago | 1.114 | 1.197 |
Portanto, para o VW Delivery 9.170 fechar o ano na liderança do segmento, ele precisa vender até dezembro uma média 21 unidades por mês a mais do que o concorrente da estrela.
E-commerce pode gerar R$ 60 bilhões em frete até 2020
As transportadoras de entregas urbanas que não estiverem trabalhando com as empresas de comércio on-line vão perder a maior oportunidade de crescimento. Segundo estimativas da Ipsos, o setor vai movimentar R$ 373 bilhões em (vendas via desktop e smartphone). Segundo a ABComm (associação do setor), cerca de 16% do faturamento vai para custear o frete. Portanto, quase R$ 60 bilhões em transportes. Mesmo que os números estejam inflados e que parte seja de serviços (ingressos, cursos), as lojas virtuais vão precisar muito dos transportadores para poder atingir os objetivos delas. Portanto, é bom ir preparando a frota e a melhor gestão para as entregas porta a porta. Segundo a mesma pesquisa, feita em parceria com a empresa de pagamentos eletrônicos PayPal, os produtos mais adquiridos serão calçados e acessórios, equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e produtos comésticos e de beleza.
Nome Volkswagen Caminhões e Ônibus volta a ser destaque
Aos poucos o nome MAN Latin America vem desaparecendo da comunicação e o nome Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) ganhando mais espaço destaque.
Na prática, é uma mudança de marketing. A empresa continuará sendo a MAN Latin America que possui as marcas MAN (da linha TGX), Volkswagen (caminhões) e Volksbus (ônibus). O nome Volkswagen Caminhões e Ônibus (sigla VWCO), que já foi o nome da empresa no passado, agora é o nome fantasia da MAN Latin America.
A VWCO nasceu como empresa brasileira, do Grupo Volkswagen. Ganhou independência e em novembro de 2008 foi adquirida pelo grupo alemão MAN AG. Em 2009, a empresa VWCO virou marca da nova companhia MAN Latin America. Este ano, aos poucos, o nome MAN Latin America vem desaparecendo dos comunicados da fabricante. O site que era www.man-la.com, agora direciona automaticamente para www.vwco.com.br. A Sala de Imprensa MAN Latin America no Facebook teve seu nome alterado para Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O foco no nome VWCO faz sentido, já que a marca é muito forte na América Latina e faz parte da estratégia do Grupo Traton mantê-la fortalecida para mercados emergentes.
Vendas de elétricos da BYD crescem 119% no Brasil
A BYD cresceu 119% no emplacamento de veículos elétricos na comparação dos oito primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano passado, informa a Abeifa (Associação Brasileira Das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veiculos Automotores). O grande percentual deve-se em razão do baixo número de 2017, quando foram emplacados, de janeiro a agosto, 21 veículos elétricos entre caminhões, ônibus, furgões e automóveis comercializados exclusivamente para frotistas. Neste mesmo período de 2018, foram 46 unidades. Para uma indústria que está apenas começando, já indica um cenário positivo para o futuro. Todos esses BYD ainda são registrados no Renavam como importados, apesar empresa contar com uma fábrica em Campinas (SP).
A chinesa BYD é a maior fabricante de veículos elétricos do mundo e a maior fabricante de baterias recarregáveis. Com 220 mil funcionários distribuídos em 40 fábricas, a empresa está presente em 50 países, inclusive no Brasil, desde 2015. Entre os sócios, está o americano Warren Buffet.
Bongo é o segundo modelo mais vendido da Kia
Perdendo em vendas apenas para o SUV Sportage, o chassi cabine Bongo K2500 é o segundo modelo da Kia mais vendido no Brasil. Em agosto foram emplacadas 260 unidades, enquanto o Sportage teve 556 licenciadas. O Kia Bongo é produzido em Montevidéu, no Uruguai.
E-commerce vai gerar R$ 6 bilhões em frete neste semestre
Neste segundo semestre, as transportadoras que trabalham para as lojas virtuais e Os Correios vão dividir o bolo de um faturamento de R$ 6 bilhões por causa do e-commerce. Este valor é baseado na previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) para este segundo semestre de R$ 37,9 bilhões de faturamento. Segundo a entidade, 16% deste total ficam com as transportadoras e Os Correios para pagamento de frete. E, por causa da ineficiência da empresa pública de correios, cada vez mais, está sendo trocada por transportadoras.
A Black Friday – maior promoção do e-commerce mundial – está se aproximando (23 de novembro) já é considerada uma das mais importantes no varejo, superando o Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças e, inclusive, o Natal.
Além dos médios, a empresa vai disponibilizar o câmbio automatizado para os modelos de aplicação severa Cargo 2631, Cargo 3131 e Cargo 3133.
Tudo ocorre por causa da empolgação devido à ótima aceitação da tecnologia pelos clientes da marca que já estão rodando com o Cargo 2431 Torqshift. Em 2017, a montadora projetou a produção de 30% dos seus caminhões semipesados com o câmbio inteligente, porém, os pedidos foram de 37%. Nos seis primeiros meses deste ano, 56% das compras de semipesados já foram dos modelos Torqshift. “É um caminho sem volta, diz Guilherme Teles, gerente de marketing da Ford.
Veja vídeo da Braspress sobre superação de crise:
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