Novo New Holland T8
Novo New Holland T8

Mesmo com as operações de telecomunicação investindo pouco fora das grandes cidades, e menos ainda no campo, os tratores estão ficando mais conectados e digitais. O exemplo disso são os modelos T8 e T9 PLM Intelligence renovados pela New Holland neste mês de maio, e já com fila de compradores graças ao bom momento que segue a agroindústria. A New Holland pertence ao mesmo grupo da Iveco, a CNH Industrial.

Os tratores T8 e T9 são modelos de alta potência e, segundo o vice-presidente da New Holland Agriculture América do Sul, Rafael Miotto, a produção até o final deste ano já está vendida, mesmo os novos modelos custando 10% mais do que a geração anterior, e alcançam a cifra de R$ 1 milhão.

Junto com os novos modelos, chegam também novos portais de telemetria e de suporte e treinamento MyPLMConnect e MyNewHolland, respectivamente. Essas ferramentas vão possibilitar ao produtor melhorar o controle da frota, dar suporte às operações agrícolas e aprimorar a gestão da propriedade, com dados que podem ser acessados da própria máquina, do escritório ou da tela do seu smartphone.

“A telemetria embarcada nas máquinas auxilia no planejamento e gestão das fazendas, permitindo a otimização dos recursos, gerando economia de insumos e ganhos de produtividade, além de ser uma aliada do meio ambiente, por evitar, por exemplo, o uso excessivo de defensivos químicos e reduzir a queima de combustível”, afirma Claudio Calaça, diretor de marketing de produto da New Holland Agriculture para a América do Sul.

 

MG 3515
Nova cabine com painel digital e tablet para controle da operação

Linha T8

O modelo T8 conta com as versões T8.295, T8.325, T8.355 e T8.385, equipados com o motor FPT Cursor 9, nível de emissões Tier 3, de 6 cilindros, com potências de 250, 280, 311 e 340 cv, respectivamente. Mas o trator agora vai contar também com duas novas versões: o T8.430, de 380 cv, e o T8.440, de 396 cv, ambos com nova concepção de potência para tratores de chassi rígido, com a mesma tecnologia dos atuais motores FPT Cursor 9.

Estes modelos contam com novo eixo dianteiro com suspensão de série, opções de rodados maiores, maior distância entre eixos e peso adicional para tracionar implementos maiores e mais pesados com conforto e eficiência.

Os novos modelos mais potentes do T8 são equipados com a nova transmissão reforçada Full PowerShift Ultra Command 21×5, que segundo o fabricante garante maior robustez e durabilidade. O conjunto conta também com o modo Autoshift (GSM), que controla a velocidade do trator e escolhe a melhor rotação do motor com a marcha adequada para a carga do implemento.

Gama T9

Já a linha T9 segue com os modelos equipados com os motores FPT Cursor 13 da geração anterior – T9.480, T9.565, T9.600 e T9.700 –, com 426, 507, 542 e 629 cv, respectivamente.

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).